segunda-feira, 25 de abril de 2016

O IMAM




Por Al-Farabi (865 ? - 950)

Eis como deve ser o chefe que não é dominado por nenhum outro.

Ele é o Imam; é o Senhor da Cidade Ideal; é também o Senhor da Nação Ideal e de todo o Território habitável da Terra. Mas esse lugar só pode ser concedido àquele que reuniu em si doze qualidades inatas:

A primeira é que ele possua suas faculdades plenamente e seus poderes sejam compatíveis com os atos que ele deve realizar, de modo que ao empreender um trabalho ele o realize facilmente.

A segunda é que de um modo inato ele seja dotado de boa compreensão e de boa interpretação para tudo aquilo de que se [ale; Assim ele realmente saberá o que queira dizer seu interlocutor, tal como este último queria expressar.

A terceira é que ele retenha bem o que compreenda, veja, ouça e apreenda. Em uma palavra, ele nada deve esquecer.

A quarta é que ele seja perspicaz quando veja uma coisa. Que ao menor indício ele a perceba, graças unicamente a esse indício.

A quinta é que ele possua uma boa elocução, de modo que sua língua enuncie claramente o que ele queira dizer e de uma forma completa.

A sexta é que ele ame a instrução e o aumento de seus conhecimentos.

Que ele seja atraído por isto, não se cansando da cultura nem sentindo nenhum menosprezo pelo esforço despendido.

A sétima é que ele não tenha nenhuma avidez pela bebida, pela comida e pelo prazer carnal. Que evite naturalmente o jogo e deteste os prazeres que dele decorrem.

A oitava é que ele ame a verdade e os que são verdadeiros; que odeie a mentira e os mentirosos.

A nona é que ele seja dotado de grandeza de alma, que ame a generosidade e que sua alma se eleve naturalmente acima das baixezas e tenda para o que seja nobre.

A décima é que ele despreze o ouro e a prata e que para ele pouco representem todos os bens da Terra.

A décima primeira é que ele ame naturalmente a justiça e os justos e que odeie a injustiça e a tirania, assim como os que as cometam. Que ele use de equidade para com sua família e para com os Outros homens e incite os homens neste sentido. Que ele compense as vítimas da tirania, dando a cada uma o que considere belo e bom.

A décima segunda é que ele tenha uma vontade firme, decidida e audaciosa, para empreender sem medo e sem fraquejar o que ele ache que deva cumprir.

Todas estas qualidades reunidas num só indivíduo são uma coisa difícil.


Por isto é que se encontram bem poucos homens naturalmente assim dotados. Eles existem de tempos em tempos. Mas se encontramos na Cidade Ideal um homem adulto que tenha as seis primeiras condições ou cinco das doze condições, este homem poderá então ser considerado um Mestre. E se acontecer de não ser encontrado um homem assim em determinada época, então se manterão as leis e tradições estabelecidas pelo primeiro Mestre e seus discípulos que se sucederam na Cidade e se trabalhará com base nestas leis e tradições. E eles serão confirmados em sua função.

Nenhum comentário:

Postar um comentário