Por Al-Farabi (865 ? - 950)
Eis
como deve ser o chefe que não é dominado por nenhum outro.
Ele é
o Imam; é o Senhor da Cidade Ideal; é também o Senhor da Nação Ideal e de todo o
Território habitável da Terra. Mas esse lugar só pode ser concedido àquele que reuniu
em si doze qualidades inatas:
A primeira
é que ele possua suas faculdades plenamente e seus poderes sejam compatíveis com
os atos que ele deve realizar, de modo que ao empreender um trabalho ele o realize
facilmente.
A segunda
é que de um modo inato ele seja dotado de boa compreensão e de boa interpretação
para tudo aquilo de que se [ale; Assim ele realmente saberá o que queira dizer seu
interlocutor, tal como este último queria expressar.
A terceira
é que ele retenha bem o que compreenda, veja, ouça e apreenda. Em uma palavra, ele
nada deve esquecer.
A quarta
é que ele seja perspicaz quando veja uma coisa. Que ao menor indício ele a perceba,
graças unicamente a esse indício.
A quinta
é que ele possua uma boa elocução, de modo que sua língua enuncie claramente o que
ele queira dizer e de uma forma completa.
A sexta
é que ele ame a instrução e o aumento de seus conhecimentos.
Que ele
seja atraído por isto, não se cansando da cultura nem sentindo nenhum menosprezo
pelo esforço despendido.
A sétima
é que ele não tenha nenhuma avidez pela bebida, pela comida e pelo prazer carnal.
Que evite naturalmente o jogo e deteste os prazeres que dele decorrem.
A oitava
é que ele ame a verdade e os que são verdadeiros; que odeie a mentira e os mentirosos.
A nona
é que ele seja dotado de grandeza de alma, que ame a generosidade e que sua alma
se eleve naturalmente acima das baixezas e tenda para o que seja nobre.
A décima
é que ele despreze o ouro e a prata e que para ele pouco representem todos os bens
da Terra.
A décima
primeira é que ele ame naturalmente a justiça e os justos e que odeie a injustiça
e a tirania, assim como os que as cometam. Que ele use de equidade para com sua
família e para com os Outros homens e incite os homens neste sentido. Que ele compense
as vítimas da tirania, dando a cada uma o que considere belo e bom.
A décima
segunda é que ele tenha uma vontade firme, decidida e audaciosa, para empreender
sem medo e sem fraquejar o que ele ache que deva cumprir.
Todas
estas qualidades reunidas num só indivíduo são uma coisa difícil.
Por isto
é que se encontram bem poucos homens naturalmente assim dotados. Eles existem de
tempos em tempos. Mas se encontramos na Cidade Ideal um homem adulto que tenha as
seis primeiras condições ou cinco das doze condições, este homem poderá então ser
considerado um Mestre. E se acontecer de não ser encontrado um homem assim em determinada
época, então se manterão as leis e tradições estabelecidas pelo primeiro Mestre
e seus discípulos que se sucederam na Cidade e se trabalhará com base nestas leis
e tradições. E eles serão confirmados em sua função.
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