Por
Nashar
No
ocidente, desde os primórdios da Civilização Cristã, existem atuando
independentes de quaisquer ligações com a religião exotérica, três correntes de
ensinamento esotérico.
Tais
correntes abordam aspectos específicos da Tradição Primordial, sendo que sua
ação se focaliza nos planos físico, psíquico(ou astral) e mental.
Sem
entrarmos em controvérsias improdutívas, existem tres escolas de sabedoria no
ocidente que representam sem interrupção cada uma destas correntes, e
que são: A ROSA+CRUZ, A FRANCO-MAÇONARIA e O MARTINISMO.
As
correntes que nos referimos são:
I. A
CORRENTE HERMÉTICA ou ALQUÍMICA ou EGÍPCIA, representada pela ROSA+CRUZ, busca
o Conhecimento pelo desenvolvimento da Mente;
II. A
CORRENTE PITAGÓRICA ou TEÚRGICA ou GREGA, representada pela FRANCO-MAÇONARIA,
busca o Conhecimento pelo desenvolvimento da Ação Teúrgica no Plano Físico;
III. A
CORRENTE CABALÍSTICA ou JUDAICO-CRISTÃ que busca o Conhecimento através do
Domínio sobre as Emoções ou sobre o Astral.
Tais
escolas exercem influências recíprocas umas sobre as outras, mas como dissemos
a tônica de cada uma delas se concentra em planos de ação distintos.
Uma
pergunta que se faz comumente é se cada uma destas escolas de sabedoria sozinha pode
outorgar a Iniciação? Podemos afirmar que sim porque a abordagem de cada uma
delas, embora se focalize em apenas um plano de ação, acaba por equilibrar os
demais.
Não
podemos deixar de mencionar neste ponto, as chamadas Escolas Integrativas de
Sabedoria que focalizam sua ação nos tres planos físico, psíquico e mental,
SIMULTÂNEAMENTE.
A
escola integrativa mais conhecida no Ocidente é a Escola do Quarto Caminho
introduzida pôr G.I. GURDJIEFF.
As
escolas integrativas também outorgam a Iniciação mas exigem qualidades
específicas de seus aderentes uma vez que a ação simultânea sobre os tres
planos exige equilíbrio relativo sobre cada um dos planos.
Não
se trata neste caso de que estes indivíduos sejam necessariamente superiores
aos demais e sim que o seu percurso evolutivo interior os trouxe a uma situação
de relativo equilíbrio dos centros físico, psíquico e espiritual.
(Como
existem uma gama imensa de indivíduos cada um traz uma peculiar situação
evolutiva interna que exige por isso uma ação especifica. Assim poderemos ver
indivíduos com um forte desenvolvimento mental e físico mas com uma deficiência
no plano emocional. Outro pode ter um excelente desenvolvimento do centro
emocional e físico e uma carência grande no centro mental. Daí a existência das
diferentes escolas de sabedoria.)
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