segunda-feira, 20 de fevereiro de 2023

LEIS SUPERIORES

 


 

Por Henry David Thoreau

 
 Mas percebo que, se fosse viver numa floresta, ficaria tentado novamente a me tornar um pescador e um caçador de verdade. Além disso, há algo essencialmente impuro a respeito dessa dieta e toda a carne, e passei a ver onde começa o trabalho doméstico – e assim o esforço, que custa muito – de manter uma aparência asseada e respeitosa a cada dia, manter a casa limpa e livre de todos os maus odores e visões. Tendo sido meu próprio açougueiro, ajudante de cozinha e cozinheiro, assim como o cavalheiro a quem os pratos são servidos, posso falar de uma experiência excepcionalmente completa. A objeção prática à comida animal, em meu caso, era a falta de limpeza; além disso, quando tinha fisgado, limpado, cozido e comido meu peixe, ele parecia não ter me alimentado de modo essencial. Era insignificante e desnecessário e custava mais que rendia. Um pouco de pão ou umas poucas batatas teriam o mesmo efeito, com menos trabalho e sujeira. Como muitos de meus contemporâneos, em anos, raramente ingeri comida animal ou chá, café etc., não tanto por causa de qualquer efeito ruim que ligara a eles, mas porque não eram agradáveis a minha imaginação. A repugnância à comida animal é efeito não da experiência, e sim de instinto. Parecia mais belo viver com pouco e comer de modo mais frugal em vários aspectos; e, embora jamais tenha feito isso, fui longe o bastante para agradar minha imaginação. Creio que cada homem que foi honesto em preservar suas faculdades superiores ou poéticas nas melhores condições sentiu-se particularmente inclinado a se abster de comida animal e de muita comida de qualquer tipo. [...] O glutão é o homem em estado de larva; e há nações inteiras nessa condição, nações sem imaginação ou fantasia, denunciadas pelos vastos abdomens.

É difícil manter uma dieta e cozinhar de modo simples e limpo sem ofender a imaginação; mas ela, creio, precisa ser alimentada quando alimentamos o corpo; ambos deveriam sentar-se à mesma mesa. No entanto, talvez isso possa ser feito. As frutas comidas com moderação não precisam nos envergonhar de nosso apetite nem interrompem as ocupações mais dignas. Mas coloque um condimento a mais em seu prato, e ele irá envenená-lo. Não vale a pena viver de uma cozinha pesada. A maioria dos homens sentiria vergonha se fosse flagrada preparando com as próprias mãos um jantar, fosse de comida animal, fosse vegetal, como é preparado para ele por outros todos os dias. No entanto, até que isso mude, não seremos civilizados, e os cavaleiros [sic] e as damas não serão verdadeiramente homens e mulheres. Isso certamente sugere que mudanças devem ser feitas. Talvez seja inútil perguntar por que a imaginação não se reconcilia com carne e gordura. Fico satisfeito que seja assim. Não é vergonhoso que o homem seja um animal carnívoro? É verdade, ele pode viver e vive, em grande medida, predando outros animais, mas esse é um costume miserável – como qualquer um que pegue lebres e mate ovelhas pode descobrir –, e será visto como um benfeitor da raça aquele que ensinar o homem a se ater a uma dieta mais inocente e saudável. Sejam quais forem minhas próprias práticas, não tenho dúvidas de que é parte do destino da raça humana, em seu aperfeiçoamento gradual, deixar de comer animais, assim como as tribos selvagens deixaram de comer umas às outras quando entraram em contato com outras mais civilizadas.

Se alguém ouve sugestões mais fracas, mas constantes, de seu gênio, que certamente são verdadeiras, não sabe a que extremos, ou mesmo a que insanidade, isso pode levá-lo; no entanto, é daquele lado, conforme se fica mais resoluto e fiel, que está seu caminho. A objeção convicta mais suave de um homem saudável, por fim, prevalecerá sobre os argumentos e os costumes da humanidade. Nenhum homem foi desencaminhado por seu gênio. Embora o resultado fosse fraqueza no corpo, talvez ninguém possa dizer que as consequências deveriam ser lamentadas, pois era uma vida em conformidade com princípios superiores. Se os dias e as noites são acolhidos com alegria, e a vida emite uma fragrância como flores e ervas aromáticas, é mais elástica, mais estrelada, mais imortal – esse é seu sucesso. Toda a natureza é sua felicitação, e você tem motivos para abençoar-se momentaneamente. Os maiores ganhos e valores estão longe de ser apreciados. Com facilidade duvidamos de sua existência. Logo nos esquecemos deles. São a realidade superior. Talvez os fatos mais assombrosos e reais jamais sejam comunicados de homem para homem. A verdadeira colheita de minha vida diária é de algum modo intangível e indescritível como as cores da manhã ou da tarde. É um pouco de poeira de estrelas que pego, um segmento de arco-íris que recolhi.

[...] Fico feliz por ter bebido água por tanto tempo, pela mesma razão que prefiro o céu natural ao céu de um comedor [sic] de ópio. Fico feliz em me manter sempre sóbrio; e há infinitos graus de embriaguez. Creio que água é a única bebida para um homem sábio; vinho não é um licor tão nobre; e pense arruinar as esperanças matinais com uma xícara de café quente ou uma noite com uma taça de chá! Ah, como caio baixo quando sou tentado por eles! Até a música pode ser intoxicante. Causas assim aparentemente pequenas destruíram Grécia e Roma e destruirão a Inglaterra e a América. De todas as ebriedades, quem não prefere ser intoxicado pelo ar que respira? [...]

Quem não obteve às vezes uma satisfação inexprimível da comida em que o apetite não teve parte? Fiquei entusiasmado ao pensar que devia uma percepção mental ao sentido comumente grosseiro do paladar, que fora inspirado pelo palato, que algumas frutas silvestres que comera na costa da colina alimentaram meu gênio. "Quando a alma não é mestra de si mesma", diz Tseng-tseu, "a pessoa olha e não vê; ouve e não escuta; come e não sabe o sabor da comida". Quem distingue o verdadeiro sabor de sua comida jamais pode ser glutão; quem não sente não pode ser diferente. Um puritano pode se lançar sobre sua côdea de pão preto com um apetite tão grosseiro quanto o de um vereador por sua tartaruga especial. Não é a comida que entra pela boca que contamina o homem, mas o apetite com que ela é consumida. Não se trata da qualidade nem da quantidade, mas da devoção aos sabores sensuais; quando o que é comido não é uma provisão para sustentar nosso animal ou inspira nossa vida espiritual, mas é alimento para os vermes que nos possuem. Se o caçador gosta de tartarugas-da-lama, ratos-almiscarados e outros petiscos selvagens, a dama fina se entrega ao gosto por gelatina feito [sic] de pata de vaca, ou por sardinhas do mar, e eles estão quites. Ele vai ao açude do moinho, ela, ao pote de conservas. A pergunta é como eles – como você e eu – podem levar essa vida pegajosa e bestial, comendo e bebendo.

Nossa vida é toda surpreendentemente moral. Não há nunca um instante de trégua entre virtude e vício. A bondade é o único investimento que jamais fracassa. Na música da harpa que tremula ao redor do mundo está a insistência no que nos faz vibrar. A harpa é o vendedor da Companhia de Seguros do Universo, recomendando suas leis, e nossa pequena bondade é a única taxa que pagamos. Embora a juventude por fim se torne indiferente, as leis do universo não são indiferentes, mas estão para sempre do lado dos mais sensíveis. Ouça cada zéfiro para alguma reprimenda, pois certamente estão ali, e quem não escuta é desafortunado. Não podemos tocar uma corda ou alavancas sem sermos atravessados pelo encanto da moral. Muitos barulhos incômodos, que vão longe, são tidos como música, uma sátira soberba e doce sobre a mesquinharia de nossa vida.

Temos consciência do animal em nós, que desperta na proporção em que nossa natureza superior adormece. É réptil e sensual, e talvez não possa ser expelido por completo, como os vermes que, mesmo na vida e na saúde, ocupam nosso corpo. Possivelmente podemos nos afastar dele, mas jamais mudar sua natureza. Temo que ele tenha certa saúde própria; que podemos estar bem, mas não puros. [...] Quem sabe que tipo de vida resultaria se tivéssemos atingido a pureza? Se conhecesse um homem sábio o bastante para me ensinar a pureza, eu o procuraria imediatamente. "Um comando sobre nossas paixões, e sobre os sentidos externos do corpo, e bons atos, são declarados pelos Vedas como indispensáveis na aproximação da mente a Deus." No entanto, o espírito pode, por enquanto, penetrar e controlar cada membro e função do corpo e transmutar o que é, em forma, a sensualidade mais grosseira, em pureza e devoção. A energia gerativa, que, quando estamos soltos, se dissipa e nos deixa sujos, nos revigora e nos inspira quando estamos continentes. A castidade é o florescimento do homem; e o que é chamado de gênio, heroísmo, santidade e coisas assim são apenas os vários frutos que a sucedem. O homem flui de uma vez para Deus quando o canal da pureza está aberto. Em turnos, nossa pureza inspira e nossa impureza nos derruba. Abençoado quem assegura que o animal morre nele dia após dia e que o ser divino se estabelece. [...]

Toda sensualidade é uma só, embora tome muitas formas; toda pureza é uma só. É a mesma coisa quando um homem come, bebe, coabita ou dorme sensualmente. É um só apetite, e apenas precisamos ver uma pessoa fazer qualquer uma dessas coisas para saber o tamanho de sua sensualidade. O impuro não pode aguentar nem sentar-se [sic] com pureza. Quando o réptil é atacado em uma abertura de sua toca, ele se mostra em outra. Se você quer ser casto, deve ser moderado. O que é castidade? Como um homem pode saber se é casto? Ele não saberá. Ouvimos sobre essa virtude, mas não sabemos o que é. Falamos de acordo com o rumor que ouvimos. Do esforço vem a sabedoria e a pureza; da preguiça, a ignorância e a sensualidade. Uma pessoa suja é universalmente uma preguiçosa, alguém que se senta ao lado do fogão, que se prostra sob o sol, que repousa sem estar fatigado. Se você quer evitar a impureza, e todos os pecados, trabalhe honestamente, ainda que seja limpando um estábulo. É difícil subjugar a natureza, mas ela precisa ser subjugada. Que adianta ser cristão se não é mais puro que pagãos, que não se nega mais, se não é mais religioso? Conheço sistemas religiosos considerados pagãos cujos preceitos enchem o leitor de vergonha e o provocam a fazer um novo esforço, ainda que seja meramente realizando rituais.

Hesito em dizer essas coisas, mas não por causa do assunto – não me importo com quanto minhas palavras são obscenas –, mas porque não posso falar delas sem demonstrar minha impureza. Falamos livremente e sem vergonha de uma forma de sensualidade e ficamos em silêncio a respeito de outra. Somos tão degradados que não podemos falar simplesmente das funções necessárias da natureza humana. [...]

Todo homem é o construtor de um templo, seu corpo, para o deus que ele venera, em um estilo puramente seu, e não pode se safar apenas martelando mármore em vez disso. Somos todos escultores e pintores, e nosso material é nossa própria carne, nosso sangue e nossos ossos. Qualquer nobreza logo começa a refinar os traços de um homem, qualquer mesquinharia ou sensualidade, a embrutecê-los.

 

REFERÊNCIA:
THOREAU, Henry David. Walden ou A vida nos bosques. Tradução de Marina Della Valle. São Paulo: Editora Planeta, 2021. p. 190-196. Grifos nossos; colchetes nossos.

Um comentário:

  1. Grande texto! Crítica certeira à sensualidade embrutecida. A impressão que tive é que ele tenta comunicar algo difícil, aquela sensação de leveza e de luz que podemos sentir tanto a nível corporal como a nível espiritual. A alimentação é crucial, mas também, como ele mesmo destaca, o cultivo da bondade. A castidade, por sua vez, não é privação vazia e a pureza não tem nada que ver com o puritanismo. Muito bom. Obrigado por postar João!

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