sexta-feira, 30 de dezembro de 2022

EXCERTOS DE “A IMAGINAÇÃO ATIVA DE C. G. JUNG: PERSONALIDADES ALTERNADAS E ESTADOS ALTERADOS DE CONSCIÊNCIA”

 

 

Autora: Punita Miranda RMA

 

O cultivo de estados mentais anormais nos quais é possível acessar um conhecimento espiritual é uma prática antiga. ‘Explorações psíquicas’ como os estados xamânicos de transe, as práticas de feiticeiras e videntes que traziam visões do passado e insights sobre o futuro, as danças ritmadas e os rituais extáticos, as profecias e a mediunidade desempenharam papel importante tanto em sociedades ‘primitivas’ quanto nas ‘civilizadas’.

Todos esses praticantes afirmavam haver alcançado conhecimento superior e pessoal, ou ‘gnose’, em um estado que diziam ser ‘diferente’ da consciência desperta comum. Embora hoje se use a expressão ‘estados alterados de consciência’ (EAC) para designar um amplo campo de manifestações e experiências psíquicas profundas, a ausência de uma terminologia adequada ainda é um dos principais obstáculos encontrados por estudiosos no campo do esoterismo ocidental; o outro é a dificuldade de classificar a grande variedade de fenômenos que não podem ser diretamente observados. No entanto, uma vez superada esta barreira mental, um horizonte mais amplo aguarda o pesquisador, que disporá de recursos úteis para a compreensão das dimensões ‘alteradas’ ou, em muitos casos, ‘extáticas’ dos relatos clássicos e modernos.3

A ampla variedade de métodos utilizados na pesquisa sobre estados alterados de consciência abrange desde a meditação tradicional, estados espontâneos de transe e visões em sonhos até o uso de plantas psicoativas e substâncias químicas. Existe, em geral, um processo de indução a partir do qual a pessoa começa a transição, partindo do estado desperto cognitivo normal até chegar ao estado alterado. As mudanças resultantes podem ser imensas e variadas. Aquilo que se experiencia é basicamente subjetivo, e não existe nenhum estado de consciência universal ou uniforme que possa ser tomado como linha de base.4 À luz de tal complexidade, não é minha intenção discutir aqui as condições necessárias para a ocorrência dos estados alterados de consciência e as inúmeras variedades dos mesmos; em vez disso, irei me restringir à investigação das técnicas de imaginação ativa descobertas pelo psiquiatra suíço Carl Gustav Jung (1875-1961) e exploradas extensamente em seu O Livro Vermelho (2013). Dado que Jung estava interessado em tantas tradições esotéricas encontradas, em diferentes formas, em todas as épocas e culturas, é apenas natural tomá-lo como um influente representante da busca pela gnose no século XX.

  

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AS 4 ETAPAS DA IMAGINAÇÃO ATIVA

 

A técnica de Jung para induzir fantasias espontâneas pode ser desenvolvida com a prática; é um treino que consiste em exercícios sistemáticos destinados a produzir um vazio na consciência.70

Essa técnica pode ser dividida em quatro etapas simples:

 

1.       É preciso livrar-se do fluxo constante de pensamento do ego e tentar eliminar o julgamento crítico.71

 

2.       Deve-se permitir que a imagem mental aflore do inconsciente para o campo de percepção interior, e ela deve ser acolhida como se fosse objetivamente real. Não se deve acelerar o processo e nem se concentrar excessivamente nele. Esta fase é como sonhar de olhos abertos.

 

3.       Então, o praticante deve dar uma forma à imagem mental percebida internamente, registrando-a por escrito. Pessoas do tipo áudio-verbal ‘ouvem’ palavras internas, mas a imagem também pode ser expressa por meio de pintura, escultura, pode ser escrita como música ou dança, dependendo da propensão do indivíduo. Deve-se ter em mente que o excesso de forma mata o conteúdo. As imagens poderão se transformar, se desenvolver, mas não se deve deixar que se alterem como um caleidoscópio. Barbara Hannah detalha essa explicação: ‘Se a primeira imagem é um pássaro, por exemplo, e se for deixada por conta própria, num relâmpago ela se transformará em um leão, num navio no mar ou numa cena de batalha. A técnica consiste em manter a atenção sobre a primeira imagem e não deixar fugir o pássaro até que ele explique por que apareceu para nós, que mensagem traz do inconsciente ou o que quer saber de nós.’72 Marie-Louise Franz observa que o diálogo sempre contém um elemento de surpresa, e a pessoa pode sentir ‘o quão estranhamente vivo é o parceiro de conversa’.73

 

4.       Após a formulação criativa e a compreensão do significado e do valor vem a questão-chave de o que fazer com o material produzido. O próximo passo deve ser um confronto moral com o material que se produziu, e é importante estar ciente de que, com o uso de drogas, esta fase do processo estará ausente, uma vez que o ego não tem como assumir a responsabilidade requerida.

Jung explica que:

 

A mudança de atitude é provocada com a integração à consciência dos conteúdos anteriormente inconscientes. Essa integração traz, inevitavelmente, uma mudança muito perceptível. A mudança nunca é neutra. Trata-se, essencialmente, de um alargamento da consciência, de um desafio e um risco para a totalidade da personalidade - o risco inerente ao desenvolvimento da consciência humana.74

 

Assim, o ponto de partida depende do inconsciente: um estado de espírito, um pensamento obsessivo, uma imagem de um sonho ou uma imagem que ganha vida por si só. Não existem requisitos preliminares para a imaginação ativa, ela não requer controle da respiração, relaxamento, visualizações ou uma postura específica do corpo, e a experiência normalmente dura entre dez e quinze minutos.75 Por mais simples que pareça, no entanto, esse processo tem suas dificuldades iniciais: a crítica interna, dúvidas sobre se é meramente uma invenção, e a impaciência com a cooperação do inconsciente. Mas é o ego que assume a liderança, concentrando-se na imagem mental e dando-lhe forma. O simples fato de se permanecer na fronteira permite que as portas entre consciente e inconsciente se ampliem, e pode-se perceber a existência de uma gama de experiências abaixo do limiar da consciência. Nesta fase, há uma duplicação da consciência: o ego ainda está presente, desperto, mas também a imagem mental que surgiu do inconsciente. Normalmente, a imagem mudará, pois ‘o simples fato de contemplá-la a animará’.76 Então, tudo deve ser registrado por escrito para refletir o que está acontecendo no segundo plano. É fundamental que se trate o imaginário como sendo tão real quanto a realidade externa, ‘exatamente como se um diálogo estivesse ocorrendo entre dois seres humanos com direitos iguais’.77

O vai e vem desse diálogo permite que a imagem mental ou o personagem torne-se um mediador entre aquilo que é desconhecido e o que é manifesto. Se esse processo é levado a sério – não literalmente –, o resultado final é a colaboração entre o mundo interior de imagens e o mundo externo.78 Os benefícios imediatos são uma aceleração no processo de amadurecimento, o desenvolvimento da personalidade e um alargamento da consciência, dado que os conteúdos inconscientes tendem a complementar ou corrigir atitudes unilaterais.

No entanto, como Jung deixou claro, esse método não é totalmente isento de perigos, e nem todos os indivíduos são adequados para isso. Deve-se ter cuidado no caso de indivíduos fragmentados, pois conteúdos subliminares ativados podem dominar a mente consciente, levando a um intervalo psicótico.79 Tampouco deve a imaginação ativa ser praticada como um meio de influenciar outras pessoas, mas apenas para se chegar à verdade sobre si mesmo.80 Finalmente, é sempre um desafio assimilar um conteúdo inconsciente, considerando-se que uma expansão da consciência torna o ego responsável pelo que era anteriormente inconsciente, e o indivíduo se depara com a tarefa de fazer um esforço consciente para viver de acordo com o que foi descoberto.

 

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No contexto dos estados alterados de consciência, isso é uma inovação: como tem sido demonstrado, há uma diferença significativa entre a imaginação ativa e as imagens no sonho, onde a consciência é reduzida pelo sono profundo, e também entre ela e os estados alterados de consciência psicodelicamente induzidos, nos quais a faculdade analítica é prejudicada ou comprometida. O tipo de integração facilitada pela imaginação ativa só é possível em um estado de vigília, ou seja, em um estado consciente da mente; talvez a noção de ‘estado alterado de percepção consciente’ (awareness) proposta por Erika Fromm fosse uma melhor designação para a imaginação ativa.82

 

NOTAS

3 Para exemplos de relatos clássicos e modernos, ver: ‘The Blessings of Madness’, em: Dodds, The Greeks and the Irrational, pp. 64-101. ‘Religio Mentis’, em: Fowden, The Egyptian Hermes, pp. 95-115. Benz, ‘Swedenborg’s Visions’, em: Idem, Emanuel Swedenborg, pp. 275-326; Harner, ‘The Role of Hallucinogenic Plants in European Witchcraft’.

4 Para informação adicional sobre a noção de linha de base, ver I. Barušs, Alterations of Consciousness, p.9.

70 Ibid, p. 78, § 155; Shamdasani, ‘Introdução’, em: Jung, O Livro Vermelho, p. 48.

71 Para mais detalhes, ver Hannah, Encounters with the Soul, pp. 16-21; Shamdasani, ‘Introdução’, em: Jung, O Livro Vermelho, pp. 48-9; Jung, Mysterium Coniunctionis, p. 495-6, § 706; Idem, The Structure and Dynamics of the Psyche, pp. 67-91, §131-140; Von Franz, Psychotherapy, pp. 163-168; Hull, ‘Bibliographical Notes on Active Imagination’, pp. 115-120.

72 Hannah, Encounters with the Soul, p. 21.

73 Von Franz, Psychotherapy, p.149.

74 Jung, The Symbolic Life, p. 613, § 1402.

75 Humbert, ‘Active Imagination’, pp. 103, 109-111.

76 Jung, Mysterium Coniunctionis, p. 495, § 706.

77 Idem, The Structure and Dynamics of the Psyche, p. 89, § 186. Ver também Vannoy Adams, ‘The Archetypal School’, p. 111.

78 Jung, MDR, p. 220. Shamdasani, ‘Introdução’, em: Jung, O Livro Vermelho, p. 218.

79 Idem, ‘Prefatory Note’, ‘The Transcendent Function’, em: The Structure and Dynamics of the Psyche, p. 68.

80 Von Franz, Psychotherapy, p. 175.

82 Fromm, ‘Altered States of Consciousness and Ego Psychology’, p. 563.

 

REFERÊNCIA:
MIRANDA, Punita. A Imaginação Ativa de C. G. Jung: Personalidades Alternadas e Estados Alterados de Consciência. Actas/Anais I Congresso Lusófono sobre Esoterismo Ocidental. v. II. Estudos Junguianos: O Homem Moderno em Busca da Alma. Lisboa, 2016. ISBN: 978-989-757-048-3.

 

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