sexta-feira, 6 de dezembro de 2024

A SELVA DE OPINIÕES

 

Por Buda

 

Assim, pelo fato de pensar nos assuntos que não devem ser pensados, e de não pensar nos assuntos que devem ser pensados, os obstáculos não surgidos aparecem nele [homem não-esclarecido], e os obstáculos já presentes aumentam.

Assim, sem sabedoria, ele pensa: “Existi no passado?” “Não existi no passado?” “Que fui no passado?” “Como fui no passado?” “O que tendo sido anteriormente, fui num passado remoto?” “Existirei no futuro?” “Não existirei no futuro?” “Que serei no futuro?” “O que serei posteriormente, num futuro remoto?” O presente também o torna perplexo sobre si mesmo: “Existo?” “Não existo?” “Que sou?” “Como serei?” “De onde venho?” “Para onde irei?”

Assim, pensando sem sabedoria, uma das seis opiniões errôneas aparecem nele: “Tenho uma alma?”; esta opinião falsa nasce nele como verdadeira e firme. “Não tenho alma?”; esta opinião falsa nasce nele como verdadeira e firme. “Por meio da alma, eu conheço a alma”; essa opinião falsa nasce nele como verdadeira e firme. “Por meio da alma, eu conheço a não-alma”; esta opinião falsa nasce nele como verídica e firme. Ou ainda esta outra opinião falsa surge nele: “Esta minha alma, que se expressa e sente, recebe aqui e lá o resultado das boas e más ações, ou esta minha alma é permanente, fixa, eterna, imutável, e assim permanece eternamente?”

Isto, ó discípulos, é denominado especulação de opiniões, selva de opiniões, deserto de opiniões, perversão de opiniões, agitação de opiniões e vínculo às opiniões.

Preso a estes vínculos de opiniões, o homem comum e não instruído na Doutrina não está liberto do nascimento, da velhice, da morte, das tristezas, lamentações, sofrimento, aflições, agonias; ele não está livre de dukkha [existência do sofrimento], eu o digo.

 [...]

Assim, por não pensar nos assuntos que não devem ser pensados, e pensar nos assuntos que devem ser pensados, os obstáculos não surgidos não aparecem nele, e os obstáculos já presentes decrescem.

[...]

Observando assim, ele se liberta de três vínculos: da ilusão do eu, da dúvida e da crença na eficácia de regras e rituais (cerimônias).

Tais são os obstáculos que devem ser superados pelo discernimento.

 

REFERÊNCIA:
BUDA. DISCURSO SOBRE TODOS OS OBSTÁCULOS: SABBASAVA SUTTA. In: SILVA, Georges da; HOMENKO, Rita. Budismo: psicologia do autoconhecimento (o caminho da correta compreensão). São Paulo: Pensamento, 1982. p. 140-141. Trechos selecionados. Colchetes nossos.

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