Por João Florindo Batista Segundo
1 – A alma é imortal e co-eterna com Deus.
2 – A alma reencarna inúmeras vezes, sob diversas
formas de vida (vegetal, animal, semideus etc), conforme seu karma.
3 – Há milhares de universos paralelos: enquanto uns
surgem, outros são aniquilados.
4 – Os elementos de um universo aniquilado são
empregados na constituição de um novo universo.
5 – Em todos os universos há bilhões de planetas,
habitados por diferentes formas de vida.
6 – Todos esses planetas são temporários e neles não
há felicidade permanente.
7 – Todas os seres encarnados adoecem, envelhecem e
morrem.
8 – Há um mundo espiritual para além dos universos.
9 – O mundo espiritual é um lugar fora da influência
do tempo.
10 – O objetivo da prática espiritual é adorar a
Deus; por consequência, a alma pode ser encaminhada ao mundo espiritual e parar
de reencarnar.
11 – No mundo espiritual, a alma terá uma existência
inteiramente espiritual, livre do corpo físico e do corpo sutil.
Os 03
sujeitos e os respectivos predicados (as 03 fases de compreensão da Verdade
Absoluta):
1 –
Brahman impessoal – refulgência deslumbrante; espírito impessoal
todo-penetrante;
2 –
Paramātma localizado – manifestação parcial; aspecto localizado do Supremo dentro
do coração de todas as entidades vivas;
3 – Bhagavān
– Suprema Personalidade de Deus; forma original, o Senhor Kṛṣṇa.
As 02 modalidades de
formas de manifestação do Senhor Supremo:
1 – prakāśā –
são exatamente como a forma dEle (ex: casamento com 16.000 rainhas em Dvārakā,
dança de rāsa);
2 – vilāsa – com
aspectos físicos diferentes da Suprema Personalidade (ex: Brahmā, Nārāyana de
quatro mãos).
As 06 opulências de Kṛṣṇa:
1 – toda a riqueza;
2 – toda a força;
3 – toda a fama;
4 – toda a beleza;
5 – todo o
conhecimento;
6 – toda a renúncia.
As
encarnações do Senhor:
1 – Os
04 Kumāras, filhos solteiros de Brahmā;
2 –
Sukara, o javali;
3 –
Devarṣi Nārada, sábio;
4 –
Nara e Nārāyana, filhos gêmeos da espora do rei Dharma;
5 –
Kapila, autor da filosofia Sāṅkhya;
6 –
Dattātreya, filho do sábio Atri;
7 –
Yajña, filho de Prajāpati Ruci e Ākūti;
8 - Ṛṣabha,
filho do rei Nābhi e Merudevī, também rei;
9 - Pṛthu,
rei;
10 – Mātsya,
peixe;
11 – Kūrma,
tartaruga;
12 –
Dhanvantari;
13 –
Mohinī, mulher;
14 - Nṛsiṁha,
homem-leão;
15 – Vāmana,
brāhmaṇa anão;
16 -
Bhṛgupati (Paraśurāma);
17 – Śri
Vyāsadeva, filho de Satyavatī e Parāśara Muni;
18 – Rāma,
rei;
19 –
Balarāma;
20 – Kṛṣṇa;
21 –
Buddha Deva, filho de Añjanā, na província de Gayā;
22 –
Kalki, filho de Viṣṇu Yāśa, da aldeia de Śambhala.
(SB 1.3.6-25, p. 166-189)
Aspectos
da Suprema Personalidade de Deus:
1 – sat
– existência eterna;
2 – cit
– conhecimento eterno;
3 – ananda
– bem-aventurança eterna; e
4 – vigraha
– forma completa.
(Brahma-saṁhita 5.1)
As 03 categorias de
manifestação da Potência da Suprema Personalidade de Deus (segundo os Upaniṣads):
1 – antaraṇgā-śakti
– interna – Sua morada transcendental e os planetas espirituais;
2 – taṭasthā-śakti
– as jīvas;
3 – bahiraṇgā-śakti,
māyā-śakti, pradhāna – o mundo material.
As
categorias de avatāras:
1 - puruṣāvatāras
– responsáveis pela origem do universo;
2 – guṇāvatāras
– responsáveis pelas gunas;
3 – līlāvatāras
– responsáveis por līlās (passatempos), que atraem as almas
condicionadas;
4 –
sākty-āveśāvatāras – ex: Buda.
As 03 classes de
energias (consortes) do Senhor Supremo:
1 – As Lakṣmīs em
Vaikuntha;
2 – As rainhas em Dvārakā;
3 – As gopīs em Vṛndāvana.
Os 03
aspectos do puruṣa-avatāra (o puruṣa fecunda a prakṛti,
natureza):
1 – Kāraṅodakaśāyī Viṣṇu
– cria os componentes materiais agregados no mahat-tattva;
2 – Garbhodakaśāyī Viṣṇu
– entra em todos e em cada universo;
3 – Kṣirodakaśāyī Viṣṇu
– o Paramātma de todos os objetos materiais, orgânicos e inorgânicos.
Os Manus:
Em cada dia da vida de
Brahmā há 14 Manus.
Um dia corresponde a
4.300.000 x 1.000 anos.
420 Manus em um mês de
Brahmā.
5.040 Manus em um ano
de Brahmā.
Como Brahmā vive 100
anos, logo, são 504.000 Manus durante a duração de Sua vida.
Duração
da vida de Brahmā:
Uma divya-yuga
perfaz 4.320.000 anos
1000 divya-yugas
equivalem a 1 kalpa, um dia de Brahmā
1000 divya-yugas
= 1.000 x 4.320.000 = 4.320.000.000 anos
Logo,
os 100 anos de vida de Brahmā correspondem a 311.040.000.000 anos solares.
As 04
yugas (eras de um universo):
1 –
Satya (1.728.000 anos)
2 –
Tretā (1.296.000 anos)
3 – Dvāpara
(864.000 anos)
4 –
Kali (432.000 anos).
Uma divya-yuga
= 4.320.000 anos
Os 24 elementos/ingredientes da matéria:
1 – a energia material total – mahat-tattva;
2 – o falso ego – ahaṇkāra;
3 – a mente – manas;
4 – a natureza material – prakṛti;
05 elementos sutis (pañca-tanmātras)
5– o som – śabda;
6 – o tato – sparśa;
7 – a forma – rūpa;
8 – o gosto – rasa;
9 – o cheiro – gandha;
05 elementos grosseiros (pañca-mahābhūtas)
10 – a terra – prthvi;
11 – a água – jala;
12 – o fogo – tejas;
13 – o ar – vāyu;
14 – o céu – ākāśa;
05 órgãos dos sentidos (pañca-jñānendriya)
15 – o olho – caksus;
16 – o ouvido – śrotra;
17 – a narina – ghrāna;
18 – a língua – rasana;
19 – a pele – tvāk;
05 órgãos motores (pañca-karmendriya)
20 – a mão – pāni;
21 – a perna – pāda;
22 – o órgão de evacuação – pāyu;
23 – os órgãos genitais – upasthā;
24 – a fala – vāk.
(SB 10.13.52)
As 03 constituintes de prakṛti (as 03 gunas):
1 – sattva – bondade e transparência;
conhecimento, felicidade e adesão ao dever; representa os brāhmaṇas;
alimentos vegetarianos e frescos; leva aos planetas mais elevados.
2 – rajas
– paixão e desejo; adesão ao dever por seus frutos ou algum ganho ulterior;
combinado com mais bondade representa a classe governante; combinado com menos
bondade, representa a classe mercantil e agrícola; alimentos vegetarianos que
agitam os sentidos (apimentados ou salgados); leva a planetas intermediários.
3 – tamas
– ignorância, indolência e escuridão; negligência do dever; dominante entre a
classe produtora; alimentos não vegetarianos e bebidas intoxicantes;
cosmologicamente, leva aos planetas inferiores.
Os 05
tipos de ar:
1 – prāṇa
2 – apāna
3 – vyāma
4 – samāna
5 – udāna
Os 06 ramos da
sabedoria védica:
1 – o sistema Karma-mīmāṁsā
(estudo da ação ritual), de Maharṣi Jaimini;
2 – o sistema Sāṅkhya
do Senhor Kapila, filho de Devahuti;
3 – filosofia Nyaya, de
Gautama e Kamada;
4 – filosofia Māyāvādī,
de Ashtavakra;
5 – Yoga-sūtra, de Patañjali.
6 – filosofia
Bhagavata, de Śrila Vyāsadeva.
Os 04 Vedas:
1
- Ṛg-veda
2
– Yajur-veda
3
– Sāma-veda
4 – Atharva-veda
A
filosofia védica é acintya-bhedābheda-tattva – tudo é simultaneamente
igual à Personalidade de Deus e diferente dEle.
As
reflexões epistemológicas:
1 – pratyakṣa
– percepção sensorial;
2 – anumāna
– raciocínio lógico;
3 – śabda
– testemunho verbal.
(Praneya-ratnāvali, de
Baladeva Vidyābhūṣaṇa)
Propósito
da Bhagavad-Gītā:
Salva
a humanidade da nescidade da existência material.
As 05
verdades básicas tratadas pela Bhagavad-Gītā:
1 – īśvara
– o controlador;
2 – jīvas – entidades vivas controladas;
3 – prakṛti – natureza material (só ela é temporária,
mas é real);
4 – tempo;
5 – karma – atividade (não é eterno).
Os 02 tipos de almas:
1 – aṇu-ātmā – alma particular diminuta;
2 – vibhu-ātmā – Superalma.
Os 02 corpos da entidade viva:
1 – sutil (composto por mente, inteligência e falso
ego).
2 – grosseiro (composto pelos cinco elementos básicos,
a saber, fogo, ar, água, terra e éter).
As 03 dimensões corpóreas:
1 – grosseira;
2 – sutil;
3 – espiritual.
Os 04 puruṣārthas
(aspirações básicas da condição humana):
1 – kama
– sexualidade;
2 – artha
– riqueza e poder;
3 – dharma,
realização de ações e deveres morais e rituais visando a obtenção de uma
condição paradisíaca futura (svarga);
4 – mokṣa
– libertação da ignorância constitutiva do eu-agente-interessado e,
consequentemente, liberação de todos os desejos e condicionamentos.
Essas
são também conhecidas como as metas védicas.
Mas,
para os bhakti-yogīs há outra:
5 – Kṛṣṇa-prema
– amor puro por Kṛṣṇa, independentemente de obter qualquer outra vantagem
imediata ou futura.
Sanātana-dharma
– prestar serviço a Kṛṣṇa eternamente.
Os 04
pilares da espiritualidade védica:
1 – ahimsā
– misericórdia;
2 – satyam
– veracidade;
3 – śaucam
– pureza;
4 – tapas
– austeridade.
As 04 atividades
nefastas:
1 –
violência contra animais;
2 –
jogatina;
3 –
promiscuidade sexual;
4 –
intoxicação.
Os 04 varṇa (status profissional):
1 – brāhmaṇas –
professores, sacerdotes, filósofos e intelectuais;
2 – kṣatriyas –
reis, nobres, generais e administradores;
3 – vaiśyas – agricultores e comerciantes;
4 – śūdras – artesãos e trabalhadores manuais.
Os 04
aśrama
(status pessoal):
1 – brahmacāri – estudante celibatário;
2 - gṛhastha – contribui para a manutenção da
ordem social por acumular riqueza; satisfaz seus desejos, obedece o dharma
e, por fim, volta sua atenção para mokṣa (ideal de liberação);
3 – vanaprastha – renúncia à vida anterior e
foco em assuntos espirituais;
4 – sannyāsī – renúncia completa ao mundo
material.
Os 03 tipos de deveres prescritos:
1 – trabalhos rotineiros;
2 – trabalho de emergência;
3 – atividades desejadas.
As 03 classes de misérias da existência material:
1 – adhyātmika – causadas pelo próprio corpo e
pela própria mente;
2 – adhidaivika – causadas pelos fenômenos
naturais, sob controle dos semideuses;
3 – adhibavtika – causadas por outras entidades
vivas.
As 05 espécies de ignorância:
1 – aceitar o corpo material como sendo o eu;
2 – fazer do gozo material dos sentidos o padrão de
prazer;
3 – ficar ansioso devido à identificação material;
4 – lamentar-se;
5 – pensar que existe algo além da Verdade Absoluta.
(Mahābhārata,
Udyoga-parva, cap. 43)
Os 04 defeitos das pessoas:
1 – cometem erros;
2 – iludem-se invariavelmente;
3 – têm tendência a enganar os outros;
4 – limitadas por sentidos imperfeitos.
Os 06 tipos de agressores:
1 – aquele que dá veneno;
2 – aquele que incendeia a casa;
3 – aquele que ataca com armas mortais;
4 – aquele que rouba as riquezas;
5 – aquele que ocupa as terras dos outros;
6 – aquele que rapta uma esposa.
Os 04 tipos de duṣkrtinas (canalhas):
1 – mudhaḥ – pessoa tola (ignorante);
2 – narādhanāḥ – pessoa que não dá atenção à
autorrealização; têm princípios sociais e políticos, mas nenhum princípio
religioso;
3 – māyayāpahṛta-jñānā – pessoas eruditas, mas
que não direcionam seu conhecimento para a religiosidade;
4 – āsuram bhāvam āśrita – ateístas declarados;
pessoa demoníaca.
Os 04 tipos de pessoas que podem se aproximar de Kṛṣṇa
(su-kṛtinaḥ):
1 - ārtaḥ - pessoa piedosa que numa situação
difícil se volta para Deus;
2 – jijñāsuḥ - pessoa inquisitiva que busca o
propósito da vida;
3 – artha-arthī – pessoa que está buscando
prosperidade e se aproxima de Deus em busca de fortuna;
4 – jñāni – pessoa que busca conhecer o
absoluto.
Os 03 estados de consciência:
1 – vigília;
2 – sonho;
3 – sono profundo.
As 03 classes de transcendentalistas:
1 – jñāni – impersolanista – brahmavādī
2 – yogī – meditador – paramātmavādī
3 – bhakta – devoto.
Os 03
estágios do avanço espiritual:
1 – sambandha-jñāna
– estabelecimento da relação original da pessoa com a Suprema Personalidade de
Deus;
3 – abhidheya
– agir de acordo com essa relação constitucional;
3 – prayojana
– objetivo último da vida, que é desenvolver o amor a Deus (premā pum-artho
mahān).
Os 05 modos de relação com Bhagavān:
1 – estado passivo – śānta-rasa;
2 – estado ativo – dāsya-rasa – servo;
3 – estado de amigo – sākhya-rasa;
4 – pai ou mãe – vātsalya-rasa;
5 – amante conjugal – mādhurya-rasa.
Os 08 estágios de yoga:
1 – yama – controle; não ser violento; falar a
verdade; não roubas; não acumular bens e dedicar-se a brahmacārya;
2 – niyama – satsifação, pureza, austeridade,
conhecimento de sim mesmo e das escrituas e devoção ao Supremo;
3 – asāna – prática elaborada de posturas
corporais;
4 – prāṇāyāma – controle da respiração;
5 – pratyāhāra – desconexão dos sentidos de
seus objetos;
6 – dhāraṇā – concentração; manter a desconexão
por longo período;
7 – dhyāna – meditação no Supremo;
8 – samādhi – iluminação introspectiva além da
existência mundana.
(Yoga-sūtra, de Patañjali)
Processo de autorrealização:
1 – śraddha – fé;
2 – sādhu-saṅga – associação com pessoas
santas;
3 – bhajana-kriyā – prática do processo
devocional;
4 – śravana – ouvir;
5 – kīrtana – cantar;
6 – smaraṇa – lembrar;
7 – pāda-seva – servir aos pés de lótus;
8 – arcanā – adorar a forma da Deidade do
Senhor;
9 – vandana – oferecer orações;
10 – dāsya – considerar-se Servo do Senhor;
11 – sākhya – considerar-se amigo do Senhor;
12 – ātma-nivedana – render-se inteiramente;
13 – anartha-nivṛtti – livrar-se de tudo o que
é indesejado;
14 - niṣṭhā – obter estabilidade em seu serviço
devocional;
15 – ruci – provar o gosto do serviço
devocional;
16 – āsakti – intenso apego ao Senhor;
17 – svarūpa – redescobrir seu próprio eu
(autorrealização).
De 03 a 12 são os 09 ramos do serviço devocional.
Bhāva-bhakti leva
a prema-bhakti.
Os 09 sintomas de bhāva-bhakti:
1 – kṣānti – perdão;
2 – avyartha-kālatva – preocupação em não
desperdiçar tempo algum;
3 – virakti – desapego;
4 – māna-śūnyatā – ausência de falso prestígio;
5 – āśā-bandhaḥ – esperança;
6 – utkaṇṭhā – avidez;
7 – nāma-gāne sadā ruci – gosto pelo cantar do
santo nome do Senhor;
8 – āsaktis tad-guṇākhyāne – apego às
descrições das qualidades transcendentais do Senhor;
9 – prītis tad-vasati-sthale – afeição pelos
lugares santos onde o Senhor reside.
Os 13 sintomas externos de bhāva:
1 – ṇrtya – dança;
2 – viluṭhita – rolamento pelo chão empoeirado;
3 – gītā – canto sonoro;
4 – krośana – irrupção de gritos e choro;
5 – tanu-moṭana – alongamento do corpo;
6 – huṇkāra – rugidos;
7 – jṛmbhaṇa – bocejo;
8 – śvāsa-bhūma – respiração pesada;
9 – lokān apekṣitā – ignoração dos demais;
10 – lālā-srava – salivação;
11 – aṭṭa-hāsa – risos como os de um louco;
12 – ghūrṇa – andar cambaleante acompanhado de
um giro de cabeça;
13 – hikkā – eructação.
Os 08 sintomas extáticos:
1 – stambha – paralisação;
2 – sveda – transpiração;
3 – romāñca – arrepio dos pêlos corpóreos;
4 – svara-bheda – sufocamento da voz;
5 – vepathu – tremor;
6 – vaivarnya – empalidecimento;
7 – aśru – derramar de lágrimas;
8 – pralaya – desmaio.
As 03 categorias de lālasāmayī-vijñapti
(súplica ou oração submissa):
1 – samprārthanātmikā – completa rendição, para
despertar bhāva;
2 – dainyvodhikā – reconhecimento da própria
insignificância e inutilidade;
3 – lālasāmayī – quem já despertou bhāva
e revela intensa ânsia pelo serviço ao Senhor.
As 07 rasas (relações) secundárias (gauṇa-rasa):
1 – hāsya – risos;
2 – adbhuta – maravilhamento:
3 – vīra – bravura;
4 – karuṇa – piedade;
5 – raudra – ira;
6 – bhaya – medo;
7 – bībhatsa – horror.
As excelências de prema:
1 – praṇaya – amor no qual se evita respeito ou
formalidade;
2 – māna – ocultação do amor por meios
tortuosos;
3 – sneha – derretimento do coração;
4 – rāga – apego;
5 – amurāga – apego maior;
6 – bhāva – êxtase;
7 – māha-bhāva – êxtase supremo.
Os profundos sentimentos de saudade (vipralambha) (ao se distanciar do Senhor Supremo):
1 – pūrva-rāga – atração preliminar do amor em
saudade experimentada por amantes que ainda não se encontraram;
2 – māna – aparente ira que impede os amantes
de se encontrarem;
3 – pravāsa – saudade devido à distância.
As 10 condições provocadas pela saudade (ao se distanciar do Senhor Supremo):
1 – cintā – ansiedade;
2 – jāgara – insônia;
3 – udvega – agitação mental;
4 – tānava – emancipação;
5 – melina-aṇgatā – falta de asseio;
6 – pralāpa – fala semelhante ao discutir de um
louco;
7 – viādhi – doença;
8 – moha – ilusão;
9 – mṛtyu – morte ou inconsciência.
Os 06 Gosvāmis:
1 – Śrīla Rūpa Gosvāmi
2 – Sanātana Gosvāmi
3 – Raghunātha Dāsa Gosvāmi
4 – Raghunātha Bhaṭṭa Gosvāmi
5 – Śrīla Gopāla Bhaṭṭa Gosvāmi
6 – Śrīla Jīva Gosvāmi.
A sucessão
discipular:
Evaṁ
paramparā-prāptam imaṁ rājarṣayo viduḥ (Bhagavad-gītā
4.2). O Bhagavad-gītā Como Ele É é recebido através desta sucessão
discipular:
1.
Kṛṣṇa
2.
Brahmā
3.
Nārada
4.
Vyāsa
5.
Madhva
6.
Padmanābha
7.
Nṛhari
8.
Mādhava
9.
Akṣobhya
10.
Jaya Tīrtha
11.
Jñānasindhu
12.
Dayānidhi
13.
Vidyānidhi
14.
Rājendra
15.
Jayadharma
16.
Puruṣottama
17.
Brahmaṇya Tīrtha
18.
Vyāsa Tīrtha
19.
Lakṣmīpati
20.
Mādhavendra Purī
21.
Īśvara Purī, (Nityānanda, Advaita)
22.
Lord Caitanya
23.
Rūpa, (Svarūpa, Sanātana)
24.
Raghunātha, Jīva
25.
Kṛṣṇadāsa
26.
Narottama
27.
Viśvanātha
28.
(Baladeva), Jagannātha
29. Sacidananda Bhaktivinoda Ṭhākura (1838-1914)
30. Gaurakiśora
Dasa Babaji Maharaja (?-1915)
31. Śrīla Prabhuāda Bhaktisiddhānta Sarasvatī
Ṭhākura Goswami Prabhupāda Mahārāja (1874–1937)
32. A. C. Bhaktivedanta Swami Prabhupāda (1896-1977)
Discípulos
de Śrila Prabhuāda Bhaktisiddhānta Sarasvatī:
1 – Śrila
Bhakti Dayita Madhava Maharaja (1904-1979)
2 – Śrila
Bhakti Hṛdaya Vana (Hridaya Bon) Maharaja (1901-1982)
3 – Śrila
Bhakti Kankan Tapasvī Maharaj
4 – Śrila
Bhakti Keval Audulomi (1895-1982)
5 – Śrila
Bhakti Kusum Sraman Maharaja (1900-1986)
6 – Śrila
Bhakti Prajna Kesava Maharaja (1898-1968)
7 – Śrila
Bhakti Promode Puri Maharaja (1898-1999)
8 – Śrila
Bhakti Raksak Sridhara Maharaja (1895-1988)
9 – Śrila
Bhakti Saranga Goswami Maharaja (1888-1964)
10 – Śrila
Bhakti Śrīrūpa Bhagavat Maharaja (1906-1993)
11 – Śrila
Bhakti Vedanta Swami Maharaja (A.C. Bhaktivedanta Swami Prabhupāda) (1896-1977)
12 – Śrila
Bhakti Vicar Yajavara Maharaja
13 – Śrila
Bhakti Vilas Tirtha Maharaja (1894-1976)
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