quinta-feira, 8 de junho de 2023

PRINCIPAIS TÓPICOS VÉDICOS

 


 

Por João Florindo Batista Segundo


Sob a ótica da sampradaya Gauḍīya Vaiṣṇava
 

Preâmbulo:

1 – A alma é imortal e co-eterna com Deus.

2 – A alma reencarna inúmeras vezes, sob diversas formas de vida (vegetal, animal, semideus etc), conforme seu karma.

3 – Há milhares de universos paralelos: enquanto uns surgem, outros são aniquilados.

4 – Os elementos de um universo aniquilado são empregados na constituição de um novo universo.

5 – Em todos os universos há bilhões de planetas, habitados por diferentes formas de vida.

6 – Todos esses planetas são temporários e neles não há felicidade permanente.

7 – Todas os seres encarnados adoecem, envelhecem e morrem.

8 – Há um mundo espiritual para além dos universos.

9 – O mundo espiritual é um lugar fora da influência do tempo.

10 – O objetivo da prática espiritual é adorar a Deus; por consequência, a alma pode ser encaminhada ao mundo espiritual e parar de reencarnar.

11 – No mundo espiritual, a alma terá uma existência inteiramente espiritual, livre do corpo físico e do corpo sutil.



I – sobre Deus:
 

Os 03 sujeitos e os respectivos predicados (as 03 fases de compreensão da Verdade Absoluta):

1 – Brahman impessoal – refulgência deslumbrante; espírito impessoal todo-penetrante;

2 – Paramātma localizado – manifestação parcial; aspecto localizado do Supremo dentro do coração de todas as entidades vivas;

3 – Bhagavān – Suprema Personalidade de Deus; forma original, o Senhor Kṛṣṇa.

 

As 02 modalidades de formas de manifestação do Senhor Supremo:

1 – prakāśā – são exatamente como a forma dEle (ex: casamento com 16.000 rainhas em Dvārakā, dança de rāsa);

2 – vilāsa – com aspectos físicos diferentes da Suprema Personalidade (ex: Brahmā, Nārāyana de quatro mãos).

 

As 06 opulências de Kṛṣṇa:

1 – toda a riqueza;

2 – toda a força;

3 – toda a fama;

4 – toda a beleza;

5 – todo o conhecimento;

6 – toda a renúncia.


As encarnações do Senhor:

1 – Os 04 Kumāras, filhos solteiros de Brahmā;

2 – Sukara, o javali;

3 – Devarṣi Nārada, sábio;

4 – Nara e Nārāyana, filhos gêmeos da espora do rei Dharma;

5 – Kapila, autor da filosofia Sāṅkhya;

6 – Dattātreya, filho do sábio Atri;

7 – Yajña, filho de Prajāpati Ruci e Ākūti;

8 - Ṛṣabha, filho do rei Nābhi e Merudevī, também rei;

9 - Pṛthu, rei;

10 – Mātsya, peixe;

11 – Kūrma, tartaruga;

12 – Dhanvantari;

13 – Mohinī, mulher;

14 - Nṛsiṁha, homem-leão;

15 – Vāmana, brāhmaṇa anão;

16 - Bhṛgupati (Paraśurāma);

17 – Śri Vyāsadeva, filho de Satyavatī e Parāśara Muni;

18 – Rāma, rei;

19 – Balarāma;

20 – Kṛṣṇa;

21 – Buddha Deva, filho de Añjanā, na província de Gayā;

22 – Kalki, filho de Viṣṇu Yāśa, da aldeia de Śambhala.

(SB 1.3.6-25, p. 166-189)

 

Aspectos da Suprema Personalidade de Deus:

1 – sat – existência eterna;

2 – cit – conhecimento eterno;

3 – ananda – bem-aventurança eterna; e

4 – vigraha – forma completa.

(Brahma-saṁhita 5.1)

 

As 03 categorias de manifestação da Potência da Suprema Personalidade de Deus (segundo os Upaniṣads):

1 – antaraṇgā-śakti – interna – Sua morada transcendental e os planetas espirituais;

2 – taṭasthā-śakti – as jīvas;

3 – bahiraṇgā-śakti, māyā-śakti, pradhāna – o mundo material.

 

As categorias de avatāras:

1 - puruṣāvatāras – responsáveis pela origem do universo;

2 – guṇāvatāras – responsáveis pelas gunas;

3 – līlāvatāras – responsáveis por līlās (passatempos), que atraem as almas condicionadas;

4 – sākty-āveśāvatāras – ex: Buda.

 

As 03 classes de energias (consortes) do Senhor Supremo:

1 – As Lakṣmīs em Vaikuntha;

2 – As rainhas em Dvārakā;

3 – As gopīs em Vṛndāvana.

 
 
II – sobre o universo:
 

Os 03 aspectos do puruṣa-avatāra (o puruṣa fecunda a prakṛti, natureza):

1 – Kāraṅodakaśāyī Viṣṇu – cria os componentes materiais agregados no mahat-tattva;

2 – Garbhodakaśāyī Viṣṇu – entra em todos e em cada universo;

3 – Kṣirodakaśāyī Viṣṇu – o Paramātma de todos os objetos materiais, orgânicos e inorgânicos.

 

Os Manus:

Em cada dia da vida de Brahmā há 14 Manus.

Um dia corresponde a 4.300.000 x 1.000 anos.

420 Manus em um mês de Brahmā.

5.040 Manus em um ano de Brahmā.

Como Brahmā vive 100 anos, logo, são 504.000 Manus durante a duração de Sua vida.

 

Duração da vida de Brahmā:

Uma divya-yuga perfaz 4.320.000 anos

1000 divya-yugas equivalem a 1 kalpa, um dia de Brahmā

1000 divya-yugas = 1.000 x 4.320.000 = 4.320.000.000 anos

Logo, os 100 anos de vida de Brahmā correspondem a 311.040.000.000 anos solares.

 

As 04 yugas (eras de um universo):

1 – Satya (1.728.000 anos)

2 – Tretā (1.296.000 anos)

3 – Dvāpara (864.000 anos)

4 – Kali (432.000 anos).

Uma divya-yuga = 4.320.000 anos

 

Os 24 elementos/ingredientes da matéria:

1 – a energia material total – mahat-tattva;

2 – o falso ego – ahaṇkāra;

3 – a mente – manas;

4 – a natureza material – prakṛti;

05 elementos sutis (pañca-tanmātras)

5– o som – śabda;

6 – o tato – sparśa;

7 – a forma – rūpa;

8 – o gosto – rasa;

9 – o cheiro – gandha;

05 elementos grosseiros (pañca-mahābhūtas)

10 – a terra – prthvi;

11 – a água – jala;

12 – o fogo – tejas;

13 – o ar – vāyu;

14 – o céu – ākāśa;

05 órgãos dos sentidos (pañca-jñānendriya)

15 – o olho – caksus;

16 – o ouvido – śrotra;

17 – a narina – ghrāna;

18 – a língua – rasana;

19 – a pele – tvāk;

05 órgãos motores (pañca-karmendriya)

20 – a mão – pāni;

21 – a perna – pāda;

22 – o órgão de evacuação – pāyu;

23 – os órgãos genitais – upasthā;

24 – a fala – vāk.

 

(SB 10.13.52)

 

As 03 constituintes de prakṛti (as 03 gunas):

1 – sattva – bondade e transparência; conhecimento, felicidade e adesão ao dever; representa os brāhmaṇas; alimentos vegetarianos e frescos; leva aos planetas mais elevados.

2 – rajas – paixão e desejo; adesão ao dever por seus frutos ou algum ganho ulterior; combinado com mais bondade representa a classe governante; combinado com menos bondade, representa a classe mercantil e agrícola; alimentos vegetarianos que agitam os sentidos (apimentados ou salgados); leva a planetas intermediários.

3 – tamas – ignorância, indolência e escuridão; negligência do dever; dominante entre a classe produtora; alimentos não vegetarianos e bebidas intoxicantes; cosmologicamente, leva aos planetas inferiores.

 

Os 05 tipos de ar:

1 – prāṇa

2 – apāna

3 – vyāma

4 – samāna

5 – udāna

 
 
III – Sobre a hagiografia:
 

Os 06 ramos da sabedoria védica:

1 – o sistema Karma-mīmāṁsā (estudo da ação ritual), de Maharṣi Jaimini;

2 – o sistema Sāṅkhya do Senhor Kapila, filho de Devahuti;

3 – filosofia Nyaya, de Gautama e Kamada;

4 – filosofia Māyāvādī, de Ashtavakra;

5 – Yoga-sūtra, de Patañjali.

6 – filosofia Bhagavata, de Śrila Vyāsadeva.

 

Os 04 Vedas:

1 - Ṛg-veda

2 – Yajur-veda

3 – Sāma-veda

4 – Atharva-veda

 

A filosofia védica é acintya-bhedābheda-tattva – tudo é simultaneamente igual à Personalidade de Deus e diferente dEle.

 

As reflexões epistemológicas:

1 – pratyakṣa – percepção sensorial;

2 – anumāna – raciocínio lógico;

3 – śabda – testemunho verbal.

(Praneya-ratnāvali, de Baladeva Vidyābhūṣaṇa)

 

Propósito da Bhagavad-Gītā:

Salva a humanidade da nescidade da existência material.

 

As 05 verdades básicas tratadas pela Bhagavad-Gītā:

1 – īśvara – o controlador;

2 – jīvas – entidades vivas controladas;

3 – prakṛti – natureza material (só ela é temporária, mas é real);

4 – tempo;

5 – karma – atividade (não é eterno).

 
 
IV – sobre o ser humano:
 

Os 02 tipos de almas:

1 – aṇu-ātmā – alma particular diminuta;

2 – vibhu-ātmā – Superalma.

 

Os 02 corpos da entidade viva:

1 – sutil (composto por mente, inteligência e falso ego).

2 – grosseiro (composto pelos cinco elementos básicos, a saber, fogo, ar, água, terra e éter).

 

As 03 dimensões corpóreas:

1 – grosseira;

2 – sutil;

3 – espiritual.

 

Os 04 puruṣārthas (aspirações básicas da condição humana):

1 – kama – sexualidade;

2 – artha – riqueza e poder;

3 – dharma, realização de ações e deveres morais e rituais visando a obtenção de uma condição paradisíaca futura (svarga);

4 – mokṣa – libertação da ignorância constitutiva do eu-agente-interessado e, consequentemente, liberação de todos os desejos e condicionamentos.

Essas são também conhecidas como as metas védicas.

Mas, para os bhakti-yogīs há outra:

5 – Kṛṣṇa-prema – amor puro por Kṛṣṇa, independentemente de obter qualquer outra vantagem imediata ou futura.

Sanātana-dharma – prestar serviço a Kṛṣṇa eternamente.

 

Os 04 pilares da espiritualidade védica:

1 – ahimsā – misericórdia;

2 – satyam – veracidade;

3 – śaucam – pureza;

4 – tapas – austeridade.

 

As 04 atividades nefastas:

1 – violência contra animais;

2 – jogatina;

3 – promiscuidade sexual;

4 – intoxicação.

 

Os 04 varṇa (status profissional):

1 brāhmaṇas – professores, sacerdotes, filósofos e intelectuais;

2 – kṣatriyas – reis, nobres, generais e administradores;

3 – vaiśyas – agricultores e comerciantes;

4 – śūdras – artesãos e trabalhadores manuais.

 

Os 04 aśrama (status pessoal):

1 – brahmacāri – estudante celibatário;

2 - gṛhastha – contribui para a manutenção da ordem social por acumular riqueza; satisfaz seus desejos, obedece o dharma e, por fim, volta sua atenção para mokṣa (ideal de liberação);

3 – vanaprastha – renúncia à vida anterior e foco em assuntos espirituais;

4 – sannyāsī – renúncia completa ao mundo material.

 

Os 03 tipos de deveres prescritos:

1 – trabalhos rotineiros;

2 – trabalho de emergência;

3 – atividades desejadas.

 

As 03 classes de misérias da existência material:

1 – adhyātmika – causadas pelo próprio corpo e pela própria mente;

2 – adhidaivika – causadas pelos fenômenos naturais, sob controle dos semideuses;

3 – adhibavtika – causadas por outras entidades vivas.

 

As 05 espécies de ignorância:

1 – aceitar o corpo material como sendo o eu;

2 – fazer do gozo material dos sentidos o padrão de prazer;

3 – ficar ansioso devido à identificação material;

4 – lamentar-se;

5 – pensar que existe algo além da Verdade Absoluta.

(Mahābhārata, Udyoga-parva, cap. 43)

 

Os 04 defeitos das pessoas:

1 – cometem erros;

2 – iludem-se invariavelmente;

3 – têm tendência a enganar os outros;

4 – limitadas por sentidos imperfeitos.

 

Os 06 tipos de agressores:

1 – aquele que dá veneno;

2 – aquele que incendeia a casa;

3 – aquele que ataca com armas mortais;

4 – aquele que rouba as riquezas;

5 – aquele que ocupa as terras dos outros;

6 – aquele que rapta uma esposa.

 

Os 04 tipos de duṣkrtinas (canalhas):

1 – mudhaḥ – pessoa tola (ignorante);

2 – narādhanāḥ – pessoa que não dá atenção à autorrealização; têm princípios sociais e políticos, mas nenhum princípio religioso;

3 – māyayāpahṛta-jñānā – pessoas eruditas, mas que não direcionam seu conhecimento para a religiosidade;

4 – āsuram bhāvam āśrita – ateístas declarados; pessoa demoníaca.

 

Os 04 tipos de pessoas que podem se aproximar de Kṛṣṇa (su-kṛtinaḥ):

1 - ārtaḥ - pessoa piedosa que numa situação difícil se volta para Deus;

2 – jijñāsuḥ - pessoa inquisitiva que busca o propósito da vida;

3 – artha-arthī – pessoa que está buscando prosperidade e se aproxima de Deus em busca de fortuna;

4 – jñāni – pessoa que busca conhecer o absoluto.

 

Os 03 estados de consciência:

1 – vigília;

2 – sonho;

3 – sono profundo.

 
 
V – sobre a autorrealização:
 

As 03 classes de transcendentalistas:

1 – jñāni – impersolanista – brahmavādī

2 – yogī – meditador – paramātmavādī

3 – bhakta – devoto.

 

Os 03 estágios do avanço espiritual:

1 – sambandha-jñāna – estabelecimento da relação original da pessoa com a Suprema Personalidade de Deus;

3 – abhidheya – agir de acordo com essa relação constitucional;

3 – prayojana – objetivo último da vida, que é desenvolver o amor a Deus (premā pum-artho mahān).

 

Os 05 modos de relação com Bhagavān:

1 – estado passivo – śānta-rasa;

2 – estado ativo – dāsya-rasa – servo;

3 – estado de amigo – sākhya-rasa;

4 – pai ou mãe – vātsalya-rasa;

5 – amante conjugal – mādhurya-rasa.

 

Os 08 estágios de yoga:

1 – yama – controle; não ser violento; falar a verdade; não roubas; não acumular bens e dedicar-se a brahmacārya;

2 – niyama – satsifação, pureza, austeridade, conhecimento de sim mesmo e das escrituas e devoção ao Supremo;

3 – asāna – prática elaborada de posturas corporais;

4 – prāṇāyāma – controle da respiração;

5 – pratyāhāra – desconexão dos sentidos de seus objetos;

6 – dhāraṇā – concentração; manter a desconexão por longo período;

7 – dhyāna – meditação no Supremo;

8 – samādhi – iluminação introspectiva além da existência mundana.

 

(Yoga-sūtra, de Patañjali)

 

Processo de autorrealização:

1 – śraddha – fé;

2 – sādhu-saṅga – associação com pessoas santas;

3 – bhajana-kriyā – prática do processo devocional;

4 – śravana – ouvir;

5 – kīrtana – cantar;

6 – smaraṇa – lembrar;

7 – pāda-seva – servir aos pés de lótus;

8 – arcanā – adorar a forma da Deidade do Senhor;

9 – vandana – oferecer orações;

10 – dāsya – considerar-se Servo do Senhor;

11 – sākhya – considerar-se amigo do Senhor;

12 – ātma-nivedana – render-se inteiramente;

13 – anartha-nivṛtti – livrar-se de tudo o que é indesejado;

14 - niṣṭhā – obter estabilidade em seu serviço devocional;

15 – ruci – provar o gosto do serviço devocional;

16 – āsakti – intenso apego ao Senhor;

17 – svarūpa – redescobrir seu próprio eu (autorrealização).


De 03 a 12 são os 09 ramos do serviço devocional.

Bhāva-bhakti leva a prema-bhakti.

 

Os 09 sintomas de bhāva-bhakti:

1 – kṣānti – perdão;

2 – avyartha-kālatva – preocupação em não desperdiçar tempo algum;

3 – virakti – desapego;

4 – māna-śūnyatā – ausência de falso prestígio;

5 – āśā-bandhaḥ – esperança;

6 – utkaṇṭhā – avidez;

7 – nāma-gāne sadā ruci – gosto pelo cantar do santo nome do Senhor;

8 – āsaktis tad-guṇākhyāne – apego às descrições das qualidades transcendentais do Senhor;

9 – prītis tad-vasati-sthale – afeição pelos lugares santos onde o Senhor reside.

 

Os 13 sintomas externos de bhāva:

1 – ṇrtya – dança;

2 – viluṭhita – rolamento pelo chão empoeirado;

3 – gītā – canto sonoro;

4 – krośana – irrupção de gritos e choro;

5 – tanu-moṭana – alongamento do corpo;

6 – huṇkāra – rugidos;

7 – jṛmbhaṇa – bocejo;

8 – śvāsa-bhūma – respiração pesada;

9 – lokān apekṣitā – ignoração dos demais;

10 – lālā-srava – salivação;

11 – aṭṭa-hāsa – risos como os de um louco;

12 – ghūrṇa – andar cambaleante acompanhado de um giro de cabeça;

13 – hikkā – eructação.

 

Os 08 sintomas extáticos:

1 – stambha – paralisação;

2 – sveda – transpiração;

3 – romāñca – arrepio dos pêlos corpóreos;

4 – svara-bheda – sufocamento da voz;

5 – vepathu – tremor;

6 – vaivarnya – empalidecimento;

7 – aśru – derramar de lágrimas;

8 – pralaya – desmaio.

 

As 03 categorias de lālasāmayī-vijñapti (súplica ou oração submissa):

1 – samprārthanātmikā – completa rendição, para despertar bhāva;

2 – dainyvodhikā – reconhecimento da própria insignificância e inutilidade;

3 – lālasāmayī – quem já despertou bhāva e revela intensa ânsia pelo serviço ao Senhor.

 

As 07 rasas (relações) secundárias (gauṇa-rasa):

1 – hāsya – risos;

2 – adbhuta – maravilhamento:

3 – vīra – bravura;

4 – karuṇa – piedade;

5 – raudra – ira;

6 – bhaya – medo;

7 – bībhatsa – horror.

 

As excelências de prema:

1 – praṇaya – amor no qual se evita respeito ou formalidade;

2 – māna – ocultação do amor por meios tortuosos;

3 – sneha – derretimento do coração;

4 – rāga – apego;

5 – amurāga – apego maior;

6 – bhāva – êxtase;

7 – māha-bhāva – êxtase supremo.

 

Os profundos sentimentos de saudade (vipralambha(ao se distanciar do Senhor Supremo):

1 – pūrva-rāga – atração preliminar do amor em saudade experimentada por amantes que ainda não se encontraram;

2 – māna – aparente ira que impede os amantes de se encontrarem;

3 – pravāsa – saudade devido à distância.

 

As 10 condições provocadas pela saudade (ao se distanciar do Senhor Supremo):

1 – cintā – ansiedade;

2 – jāgara – insônia;

3 – udvega – agitação mental;

4 – tānava – emancipação;

5 – melina-aṇgatā – falta de asseio;

6 – pralāpa – fala semelhante ao discutir de um louco;

7 – viādhi – doença;

8 – moha – ilusão;

9 – mṛtyu – morte ou inconsciência.

 

VI – A sucessão discipular:
 

Os 06 Gosvāmis:

1 – Śrīla Rūpa Gosvāmi

2 – Sanātana Gosvāmi

3 – Raghunātha Dāsa Gosvāmi

4 – Raghunātha Bhaṭṭa Gosvāmi

5 – Śrīla Gopāla Bhaṭṭa Gosvāmi

6 – Śrīla Jīva Gosvāmi.

 

A sucessão discipular:

Evaṁ paramparā-prāptam imaṁ rājarṣayo viduḥ (Bhagavad-gītā 4.2). O Bhagavad-gītā Como Ele É é recebido através desta sucessão discipular:

1. Kṛṣṇa

2. Brahmā

3. Nārada

4. Vyāsa

5. Madhva

6. Padmanābha

7. Nṛhari

8. Mādhava

9. Akṣobhya

10. Jaya Tīrtha

11. Jñānasindhu

12. Dayānidhi

13. Vidyānidhi

14. Rājendra

15. Jayadharma

16. Puruṣottama

17. Brahmaṇya Tīrtha

18. Vyāsa Tīrtha

19. Lakṣmīpati

20. Mādhavendra Purī

21. Īśvara Purī, (Nityānanda, Advaita)

22. Lord Caitanya

23. Rūpa, (Svarūpa, Sanātana)

24. Raghunātha, Jīva

25. Kṛṣṇadāsa

26. Narottama

27. Viśvanātha

28. (Baladeva), Jagannātha

29. Sacidananda Bhaktivinoda Ṭhākura (1838-1914)

30. Gaurakiśora Dasa Babaji Maharaja (?-1915)

31. Śrīla Prabhuāda Bhaktisiddhānta Sarasvatī Ṭhākura Goswami Prabhupāda Mahārāja (1874–1937)

32. A. C. Bhaktivedanta Swami Prabhupāda (1896-1977)

 

Discípulos de Śrila Prabhuāda Bhaktisiddhānta Sarasvatī:

1 – Śrila Bhakti Dayita Madhava Maharaja (1904-1979)

2 – Śrila Bhakti Hṛdaya Vana (Hridaya Bon) Maharaja (1901-1982)

3 – Śrila Bhakti Kankan Tapasvī Maharaj

4 – Śrila Bhakti Keval Audulomi (1895-1982)

5 – Śrila Bhakti Kusum Sraman Maharaja (1900-1986)

6 – Śrila Bhakti Prajna Kesava Maharaja (1898-1968)

7 – Śrila Bhakti Promode Puri Maharaja (1898-1999)

8 – Śrila Bhakti Raksak Sridhara Maharaja (1895-1988)

9 – Śrila Bhakti Saranga Goswami Maharaja (1888-1964)

10 – Śrila Bhakti Śrīrūpa Bhagavat Maharaja (1906-1993)

11 – Śrila Bhakti Vedanta Swami Maharaja (A.C. Bhaktivedanta Swami Prabhupāda) (1896-1977)

12 – Śrila Bhakti Vicar Yajavara Maharaja

13 – Śrila Bhakti Vilas Tirtha Maharaja (1894-1976)

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