Por
James Joyce
Discussões do baixo clero sobre a historicidade
de Jesus. A arte tem que nos revelar ideias, essências espirituais amorfas. A
suprema questão para uma obra de arte é quão profunda é a vida de onde ela
brota. A pintura de Gustave Moreau é pintura das ideias. A mais profunda poesia
de Shelley, as palavras de Hamlet colocam nossa mente em contato com a
sabedoria eterna, o mundo das ideias de Platão. Todo o resto é especulação de
aprendizes para aprendizes.
A. E. andou dizendo a um repórter ianque. Puxa,
macacos me mordam!
— Os mestres primeiro foram aprendizes, Stephen
disse ultraeducadamente. Aristóteles foi um dia o aprendiz de Platão.
— E continuou sendo, ou era de se esperar, John
Eglinton sereno disse. Dá pra ver, o aprendiz modelo com o seu diplominha
debaixo do braço.
Riu de novo do rosto barbado que agora sorria.
Espirituais amorfas. Pai, Verbo e Alento Santo.
Todo-pai, o homem divino. Hiesos Kristos, mago do belo, o Logos que sofre em
nós a todo momento. Isto em verdade é aquilo. Eu sou o fogo sobre o altar. Sou
o óleo sacrificial.
Dunlop, Judge, o mais nobre de todos os romanos,
A. E., Arval, o Nome Inefável, no céu nominado: K. H., mestre de todos eles,
cuja identidade não é segredo para adeptos. Irmãos do grande concílio branco
sempre alerta pra ver se podem ajudar. O Cristo com a irmãnoiva, umidade de
luz, nascido de uma virgem almada, sophia arrependida, que partiu para o plano
de buddhi. Esotérica existência não para pessoa comum. P. C. tem que eliminar
mau karma primeiro. A senhora Cooper Oakley certa vez viu de relance o
elemental de nossa ilustríssima irmã H.P.B.
Ah, fu! Fora com isso! Pfuiteufel! A
senhorita não devia de olhar, senhorita, não devia não quando uma senhora está
mostrando os elementais.
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