sexta-feira, 19 de fevereiro de 2021

SOMOS TODOS ROMI!

 


Por Carlos André Cavalcanti

 

TEMPO DE REFLETIR

 Nas sociedades cristãs, a Quaresma é um tempo sagrado anual que clama pela reflexão. Tanto à reflexão divina quanto à reflexão humana. É o tempo certo que os bispos católicos, via CNBB, escolheram para a Campanha (anual) da Fraternidade (CF). Este ano, a CF se volta para o diálogo entre igrejas e religiões. Este chamado incomodou fundamentalistas... Em defesa da pastora que coordena a campanha, faço minhas as palavras (aspeadas abaixo) do teólogo Roberto E. Zwetsch (www.brasildefators.com.br).

 

QUEM É ROMI?

“Romi M. Bencke é teóloga luterana, estudou nas Faculdades EST, de São Leopoldo (RS), formando-se nos anos de 1990, depois de um longo período de estudos. Foi pastora de comunidade na IECLB, mais tarde realizou estudos de mestrado na Universidade Federal de Juiz de Fora, tornando-se mestre em Ciências da Religião.”

 

COMO SE PAUTA?

“(Romi) sempre pautou sua vida e ministério pela ética do evangelho do amor e da justiça que aprendemos de Jesus de Nazaré. Sabe bem o que isto significa numa sociedade machista, racista e homofóbica. Nunca – que eu saiba – desistiu dessa luta que não tem fim.”

 

O QUE FAZ?

“Mais recentemente foi escolhida e chamada para assumir a Secretaria Executiva do CONIC – Conselho Nacional de Igrejas Cristãs, com sede em Brasília, onde vem desenvolvendo um trabalho ecumênico da maior envergadura, sendo reconhecida no Brasil e no exterior como uma pessoa que contribui de forma excepcional à causa ecumênica. Esta trajetória vivencial neste momento vem sendo atacada de forma vil e injuriosa por quem não compreende a relevância transcendental da causa ecumênica que nasce da oração de Jesus (João 17).”

 

PROTAGONISMO

“Seu protagonismo e a oportuna decisão do CONIC de lançar em 2021 uma nova edição da Campanha da Fraternidade Ecumênica sob o tema “Fraternidade e Diálogo”, lamentavelmente, feriu dogmatismos e concepções equivocadas da fé cristã. Isto lhe valeu e ao CONIC uma campanha vergonhosa que vem atacando a ela e ao Conselho das formas mais vis e reprováveis.”

 

CAMPANHA FRATERNA

É dentro do espírito da próprio Campanha deste ano, que enfatizo a nossa solidariedade e a nossa firmeza na defesa da dignidade e das ações fraternas da pastora Romi. Se você concorda com o ecumenismo, solidarize-se com Romi em suas redes sociais, em sua família e junto aos seus amigos. É preciso, pois a maioria silenciosa pode acabar refém de uma minoria barulhenta.


Nenhum comentário:

Postar um comentário