segunda-feira, 8 de fevereiro de 2021

RENOVATIO

 











Por Jacob Boehme


Presta atenção: quando Deus perdoa teus pecados, quando O chamas, Ele não tira nada de ti. Nem desce do Céu até chegar a ti. Explica-se: Ele sempre esteve dentro de tua alma, desde toda a eternidade, mas no princípio Dele. Tua alma nada mais fez que passar Dele – de seu princípio (entenda: da Santa Vontade da Majestade) – para a cólera. Então estavas na cólera, na morte eterna, e o homem-Cristo, que é Deus e homem, abriu um caminho para a Majestade de Deus através da morte e da cólera. É preciso apenas que te voltes [na direção certa] e que sigas por esse caminho rumo à Majestade, através da morte de Cristo – ou seja, através da cólera. Então serás recebido como um anjo querido que nunca teve pecado algum – e, com efeito, mais nenhum pecado é percebido em ti, mas apenas a maravilhosa obra de Deus, que deve ser manifestada na cólera, pois o amor nada poderia [abrir ou manifestar] nesse fogo da cólera. Explica-se: ele também não se mistura com esse fogo, mas se afasta dele.

Portanto, apesar de orares dizendo: “Deus, perdoa-me”, no que diz respeito a teus pecados sempre estarás duvidando se Deus quer perdoá-los e vir a teu coração. Presta atenção: não faças assim, pois, com tua dúvida, estás desprezando a Majestade – e isso também é um pecado. Junta todos os teus pecados num monte, sem os contar. Então, vem até Deus com tua alma desejosa, com confiança, em humildade – e entra em Deus. Basta apenas desviar tua alma da vontade deste mundo para a Vontade de Deus! E, se teu coração e teu demônio disserem alto: “Não!”, abafa tua razão exterior, entra com força e permanece em Deus. Não olhes para trás, como a mulher de Ló, que foi transformada numa coluna de enxofre e sal: permanece firme. Deixa que o demônio, o espírito deste mundo e também teu coração de carne e sangue se debatam. Não apoies tua razão. Se ela te diz: “Estás fora de Deus”, então dize: “Não. Estou em Deus. Estou no céu. Estuo Nele e não quero mais me afastar Dele! O demônio pode ficar com meus pecados e o mundo pode tomar meu corpo. Vivo na Vontade de Deus: sua Vida deve ser minha vida, sua Vontade deve ser minha vontade. Quero estar morto em minha mente, a fim de que Ele viva em mim. Todo os meus atos devem ser Seu ato”. Abandona-te a Ele em todos os teus projetos: aquilo que empreendes, recomenda-o a Seu regime, a fim que tudo ocorra dentro de Sua Vontade.

Presta atenção: quando ages assim, todas as atrações más se afastam de ti, pois ficas firme na presença de Deus, e a Virgem da Sabedoria te conduz e te abre a Via para a Vida eterna. Ela te desvia dos maus caminhos e sempre te impulsiona para a frente, para que te emendes e te resignes.

 

REFERÊNCIA:
BOEHME, Jacob. A vida tripla do ser humano. São Paulo: Polar, 2016. p. 242-243; 11:62-64.

Nenhum comentário:

Postar um comentário