sábado, 16 de março de 2013

ENANTIODROMIA E INICIAÇÃO









Por João Florindo B. Segundo


O presente artigo visa analisar as impressões vividas pelo indivíduo quando submetido a um ritual de iniciação. Busca descobrir o que é realmente o despertar de uma nova consciência e o que é um mero surto psicótico.




DEFINIÇÃO DE INICIAÇÃO


Antes de detalhar o fenômeno enantiodrômico é imprescindível ao entendimento deste trabalho, discorrer sobre o que é iniciação.

No livro “Nascimentos Místicos” (2004), eis o que diz Mircea Eliade (1907-1986) sobre a iniciação:

Compreende-se geralmente por iniciação um conjunto de ritos e de ensinamentos orais que persegue a modificação radical do estatuto religioso e social do sujeito a iniciar. Filosoficamente falando, a iniciação equivale a uma mutação ontológica do regime existencial. Ao fim de suas provas, o neófito goza de outra existência que a anterior à iniciação: tornou-se um outro.

E adiante, afirma ainda que:

A iniciação introduz o neófito na comunidade humana e no mundo dos valores espirituais. Aprende comportamentos, técnicas e instituições de adultos, como também mitos e tradições sagradas da tribo, nomes dos deuses e a história de suas obras: aprende, sobretudo, as relações místicas entre a tribo e os Seres sobrenaturais, assim como foram estabelecidos na origem dos tempos.

Eliade entende que “De uma importância capital nas sociedades tradicionais, a iniciação é praticamente inexistente na sociedade ocidental de nossos dias.” e assevera ainda que:

A originalidade do homem moderno, sua novidade em relação às sociedades tradicionais, é precisamente sua vontade de se considerar um ser unicamente histórico, seu desejo de viver num Cosmos radicalmente dessacralizado.



DEFINIÇÃO DE ENANTIODROMIA


Pois bem, no que concerne à iniciação real (autêntica, verdadeira), quando ocorre, a experiência marca definitivamente por quem cruzou o umbral, vez que ser iniciado é passar a uma oitava superior, todavia, sem a perda da consciência.

Quando ocorre o desligamento da realidade, aí sim tem-se a enantiodromia, uma profunda vivência emocional, geralmente após um ritual específico, que muda a polaridade do indivíduo subjetivamente. Há inclusive no seio do moderno movimento hermetista um ramo conhecido por incoerismo, uma atitude libertária e axiocrática que busca analisar o fenômeno.

O conceito de enantiodromia remonta a obras de Heráclito (535 a.C. - 475 a.C.) e Platão (428/427 a.C. – 348/347 a.C.). Em “Fédon”, Platão alega que “Tudo surge desse modo, opostos criando opostos.”

No século XX, finalmente, Carl Gustav Jung (1875-1961) cunharia o termo, identificando o fenômeno como “o princípio que governa todos os ciclos da vida natural, desde o menor até o maior”.

O homem que consegue se separar do inconsciente consegue se libertar da enantiodromia. Caso não consiga, ficará sempre na dependência de um mecanismo autorregulador, causando debilitação do controle do ego.

Para exemplificar, no que tange à distinção de gêneros, só se pode se entender o conceito de feminilidade caso consiga identificar o masculino também como seu oposto. Assim, de acordo com Jung, quando um indivíduo se identifica conscientemente como extremamente masculino, em seu inconsciente se forma um conceito de extremamente feminino que se oporá ao seu eu masculino. À guisa de exemplo também o conflito entre um eu consciente extremamente bondoso e um eu inconsciente extremamente maligno, tão comum em casos de neuroses agudas.

A amplitude de referências ao fenômeno indica que Jung o entendia como uma realidade na vida coletiva, que tanto pode conduzir o indivíduo a um invariável entusiasmo, como, ao contrário à ânsia pelo pior. Vez que inevitável, o psicólogo entendia que a essência da consciência seria fruto do seu enfrentamento.




POR QUE HÁ INICIADOS DESEQUILIBRADOS?


Eliade (2004) informa ainda que:

(...) é preciso igualmente ter em conta o caráter metacultural da inciação: encontram-se os mesmos motivos iniciáticos nos sonhos e na vida imaginária tanto do homem moderno quanto do primitivo. Para repetir, trata-se de uma experiência existencial constitutiva da condição humana. Eis por que é sempre possível reanimar esquemas arcaicos de iniciação nas sociedades altamente evoluídas.

Em reportagem de revista de grande circulação nacional, em 2009, Antônio Carlos Jorge, então presidente da Sociedade Teosófica de São Paulo, adverte que: “Pessoas despreparadas para este aprendizado mais profundo podem enlouquecer” (apud RABELO, 2009), vez que as práticas não se destinam à mera satisfação de um desejo pessoal.

Já para o pesquisador Sérgio Pereira Couto, o interesse pelas sociedades secretas não é fomentado por segredos milenares, mas pela possibilidade de convívio social com algo exclusivo. “É um desejo de fazer parte de um pequeno clube secreto e obter um conhecimento hermético, reservado a alguns membros”, diz. “Os códigos de cumprimento e reconhecimento acessíveis a poucos também exercem fascínio”, afirma na referida matéria.

Por sua vez a professora de antropologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) Eliane Gouveia, alega que além do desejo de reconhecimento pelas hierarquias internas das organizações iniciáticas – o que nem sempre ocorre na vida real – os neófitos buscam saberes que preencham sua necessidade de subjetividade, algo compreensível numa era de individualismo e de crise de valores.

Então, onde e quando ocorre o problema (a enantiodromia)?

Quando há permanência prolongada do ego despreparado no self; aí o indivíduo precisa lidar com o mundo das formas. Logo, ao tempo em que o verdadeiro iniciado evitará a vaidade, o enantiodrômico buscará sempre mecanismos para alcançar fama e poder.

E para completar, caso a polarização em um aspecto do psiquismo se prolongue demais e o ego se julgar mais forte que antes, o indivíduo pode entrar em colapso de personalidade e crer que já alcançou o summum bonum, que já é um mestre plenamente realizado. Em verdade, são comuns hoje em dia tais mestres, mas a verdade reside nas sábias e atemporais palavras de Louis-Claude de Saint-Martin (TOM, 2012):

Parece que eu podia aprender; e não, ensinar. Que eu estava em condições de ser discípulo; e não, mestre. Mas, excetuando-se o meu primeiro educador, Martinez de Pasqually e meu segundo educador, Jacob Boehme, eu só encontrei na terra pessoas que queriam ser mestres e que não estavam nem mesmo em condições de serem discípulos.

Fica claro então que a enantiodromia é fase preparatória à iniciação real, mas muitos estudantes despreparados – seja pela inépcia de seus mestres, seja pela perfídia de suas intenções – creem que a superaram e a superestimam, num processo que pode levar à perda da consciência (e não é de desmaio que aqui se fala).




OS ARQUÉTIPOS DE INDIVÍDUOS: PUER AETERNUS E SENEX


Em todas as escolas iniciáticas, sempre que um postulante pede ingresso nos portais do templo, mister se faz analisar seu caráter e intenções, pois como disse o Cristo “não jogueis pérolas aos porcos”, sob o risco de um curioso cruzar o umbral para plantar a discórdia.

Uma vez ingressando, o indivíduo poderá ter sucesso, fracassou ou sair da escola (o que é mais danoso ao psiquismo...). De qualquer maneira, ele nunca mais será o mesmo. E é considerando a séria possibilidade de danos à psique, que escolas autênticas ministram seu ensino de maneira propedêutica, para a segurança de seu membro.

Como saber se o indivíduo estará preparado para o que lhe será revelado?

A Psicologia Analítica apresenta dois conceitos arquetípicos legados por Jung que se encaixam com perfeição aos tipos de indivíduos que pedem ingresso nas escolas iniciáticas:

- Puer Aeternus: o arquétipo do menino
- Senex: o arquétipo do velho

Por Puer Aeternus (do latim, “Eterno Jovem”) entenda-se o arquétipo pueril, a exemplo da criança, do pré-adolescente e do adolescente. Quando referente às mulheres, diz-se Puella Aeternus.

A analista junguiana Marie-Louise von Franz desenvolveu esse conceito em “Um estudo psicológico do esforço adulto e o paraíso da infância” e em “O problema do puer aeternus”, arquétipo que inclui personagens como Peter Pan. Já na vida real, o Irmão Amadeus Mozart (1756-1791), por exemplo, apresentava o aspecto padrão do arquétipo da juventude eterna.

Os estudiosos da área defendem que o arquétipo pueril pode causar problemas psicológicos, manifestados pelo narcisismo, imaturidade e incapacidade de uma percepção adequada da vida adulta.

Senex, por sua vez é o arquétipo antitético, o oposto enantiodrômico do Puer, típico das pessoas de aspecto mais sério.

É dotado do caráter de Puer Aeternus ou de Senex que alguém bate às portas de uma ordem iniciática (quem dera, que o fosse sempre de uma autêntica). O Ideal seria o equilíbrio dos dois.

Cientes da dificuldade de encontrar um candidato plenamente equilibrado (até porque, se assim o fosse, não precisaria estudar os mistérios), algumas escolas, em seus graus iniciais, realizam uma profilaxia destes dois aspectos do psiquismo.

Nesse contexto, todavia, vários rituais ditos de iniciação a determinado grau são ritos de passagem entre os dois arquétipos, o que não é uma propriamente uma iniciação, mas uma enantiodromia.

A iniciação na arte real ou na arte sacerdotal ocorrerá no futuro, se o neófito resistir aos impulsos dos opostos. Neste sentido, Hélio de Moraes e Marques (2012) afirma que:

A pessoa que passa por um ritual em que lhe é revelado simbolicamente um novo conhecimento e que é instruída sobre como aplicar esse conhecimento benéfico em si e em torno de si, não será iniciada enquanto não aplicar o que lhe foi revelado. Se não o faz, não é um iniciado, a despeito do número de cerimônias de que tenha participado.

É preocupante ver um Velho que não se renova e não sabe mais sorrir como um Menino.




REFERÊNCIAS:


1 - Posts de Augusto Nascimento no tópico Loucura e iniciação... a encruzilhada do caminho. Comunidade Membros da Ordem Rosacruz - AMORC, do Orkut. Disponível em <http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=204772&tid=5532670437135067780&na=3&npn=4&nid=204772-5532670437135067780-5533906069739092876> Acesso em 02 fev. 2010.

2 - Dicionário Crítico de Análise Junguiana. Enantiodromia. Disponível em < http://www.rubedo.psc.br/dicjung/verbetes/enantio.htm> Acesso em 03 mar. 2013.

3 - MCINTOSH, Christopher. Os mistérios da Rosacruz. Coleção Gnose, n. 20. São Paulo: IBRASA, 1987.

4 – RABELO, Carina. Por dentro das sociedades secretas - como funcionam no Brasil os grupos centenários que atuam de forma reservada nos campos político, social e espiritual. ISTOÉ. n. 2073. 05 ago. 2009. Editora Três.

5 – TOM/ AMORC-GLP. Pensamentos esparsos de Saint Martin. In CD Práticas Martinistas. 2012.

– ELIADE, Mircea. Nascimentos místicos: ensaio sobre alguns tipos de iniciação. Lisboa: Ésquilo, 2004.

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