sábado, 13 de agosto de 2016

O SERVIÇO












“Eis a Senda infindável para a Verdade: SERVIR. Na prática, Servir fiel e desinteressadamente é a lei do universo. Nenhum outro ideal nos dignifica e eleva tanto na vida, e por isso sentenciou o incomparável Servidor da Palestina: ‘Quem quiser tornar-se grande entre vós, será esse o que vos sirva; quem quiser ser o primeiro entre vós, será esse o vosso servo. É assim que o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir’ (Mt 20, 26-28).”

FONTE:
O Rosacruz. verão 2011, n. 275. Curitiba: AMORC-GLP, 2011. p.53.


__________________________________

“Conheci um homem em Cristo há muitos anos que ocupou uma posição oficial na Ordem Rosacruz, para a qual o escolhi, embora contra a sua vontade. Eu sabia que seria uma carga pesada para ele, mas ele estava tão perto de Cristo em sua vida que o considerei mais digno do que qualquer outro homem que conhecia. Tinha uma autoanulação ao mais alto grau, e não contava o custo de seu serviço. Membros vinham a ele com problemas e dificuldades e se iam confortados e animados. Ele carregava suas vidas secretas no seu coração e nunca fracassava em sua confiança sagrada. Passava seus dias numa posição responsável numa grande cidade, suas noites eram inteiramente dedicadas exclusivamente ao trabalho da Ordem.

“Ele nunca se poupou. Tomava para si muito do triste carma dos outros e, à medida que servia, crescia para sua tarefa. Tinha muitos problemas seus, mas os dos outros eram mais importantes.”

Excerto de “Flor da Alma”, de autoria de Raymund Andrea, publicado pela AMORC-GLP.

__________________________________

“Há aqueles que se baseando nos próprios dotes – reais ou imaginários – creem já tê-la conquistado [a glória], atribuindo ao próprio mérito aquilo que de Deus receberam ou que sua fantasia forjou para si. Tal glória, contudo, é inteiramente subjetiva, pois só é comprovada pela própria pessoa.

“Outros, embora constatando suas deficiências, procuram revestir suas ações de uma aparência extraordinária, no intuito de serem tidos em grande conta e ganhar os aplausos dos demais. Também esta é uma glória irreal, já que, longe de se fundamentar em fatos, procede da opinião errônea de outrem.

“Ora, a glória verdadeira atinge o seu ápice quando alguém, notando em si a excelência de uma virtude, reconhece não estar nele a origem dela, mas sim numa dádiva divina.”

FONTE:
MENDES, Maria Beatriz Ribeiro. E os anjos proclamam “Glória”! In Arautos do Evangelho. dez. 2013. p. 50.



__________________________________

“Precisa-se de homens de ação na Senda. Existem cultos, sociedades e círculos suficientes que proporcionarão a hospitalidade sentimental e ampla para passar a vida em sonho. Mas o homem que temos em mente tem de deixar essas coias para os que dela precisam, ou usá-las como diversão ou relaxamento do árduo esforço para tornar-se um técnico de primeira classe; então, ele terá alguma utilidade para o mundo e outros seguirão seu exemplo.”

FONTE:
Raymund Andrea. A técnica do discípulo. Biblioteca Rosacruz v. XVI. Rio de Janeiro: Renes, 1976. p. 44-45.


__________________________________


“[...] muitas escolas e sistemas de educação oculta não acentuam particularmente a importância do serviço, mas se concentram quase que exclusivamente nos métodos de autodesenvolvimento ou de autoimportância, COM O PODER PESSOAL COMO ÚNICO OBJETIVO. Dentro de certos limites, este objetivo é bem possível. Ele é legítimo e isento de objeções se pensarmos apenas em termos de plano material. É possível fazer algum progresso oculto sem qualquer consideração especial de serviço para outrem, mas somente dentro de limites muito estreitos. Chega o momento, no progresso de qualquer qualidade louvável de um homem, quando este tipo de programa exclusivo revela-se muito insatisfatório.”

FONTE:
Raymund Andrea. A técnica do discípulo. Biblioteca Rosacruz v. XVI. Rio de Janeiro: Renes, 1976. p. 37-38.

Nenhum comentário:

Postar um comentário