sábado, 13 de agosto de 2016

MAÇONS E ROSACRUZES ESTREITAM LAÇOS DE AMIZADE FRATERNA, EM CERIMÔNIA SOLENE



“Medalhão oferecido pelo Grande Oriente do Brasil à Antiga e Mística Ordem Rosae Crucis AMORC.”


MAÇONS E ROSACRUZES ESTREITAM LAÇOS DE AMIZADE FRATERNA, EM CERIMÔNIA SOLENE


Por AMORC-GLP

A 4 de junho de 999 a.C., um homem, posteriormente identificado como Salomão, chegou em El Amarna, no Egito, em busca de ensinamentos nas mais altas ciências e filosofias. Contudo, não chegou a completar seus estudos, pois consta dos registros que deixou aquela cidade “antes do quarto exame”.

Muito influenciado pela religião de Amon, Salomão concebeu uma espécie de religião filosófica que era uma mistura de monoteísmo Rosacruz e idolatria egípcia.

Regressou à Palestina e, com cinco anos de governo, completou a construção de um templo para uma sociedade, ou fraternidade, que funcionaria nos moldes daquela que havia encontrado no Egito. Aliás, um estudo do chamado Templo de Salomão revela que era tipicamente egípcio em arquitetura e decoração; quase uma réplica do templo místico de El Amarna, não fosse o fato de não ser construído em forma de cruz como o original.

Salomão restringiu sua ordem a homens e adaptou-lhe muitos detalhes dos rituais místicos e das iniciações Rosacruzes. Não obstante, ficou evidente que não estava abraçando a filosofia da Grande Loja do Egito, pois usava o Sol como símbolo exclusivo de sua ordem.

A fraternidade de Salomão, como era denominada nos documentos da antigüidade, encontra-se em toda literatura relativa à Franco-Maçonaria. Pouco a pouco, transformou-se em uma ordem fraternal, semímistica, filosófica e secreta, poderosa e de grande dignidade, que alterou os princípios estabelecidos por Salomão, para o maior benefício da humanidade.

Mas os laços fraternos que unem Rosacruzes e Maçons, como eternos Cavaleiros da Rosa e da Cruz, jamais foram rompidos. Continuam juntos numa causa comum pelo aperfeiçoamento moral e social do homem, pela prática indiscriminada da beneficência, pela Liberdade, Igualdade e Fraternidade de todos os povos, pelo combate à ignorância e à superstição, em torno de um Deus, seja ele o do nosso coração e percepção, ou o Grande Arquiteto do Universo.
Por essa razão, revestiu-se de importância histórica para a Ordem Rosacruz (AMORC) e a Maçonaria, do Brasil, a confraternização que teve lugar no dia 19 de setembro próximo passado, às 15 horas, no Templo Nobre do Palácio Maçônico, à Rua do Lavradio, 97, na cidade do Rio de Janeiro, ocasião em que, sob os auspícios do Grande Oriente do Brasil, foi comemorado, em Sessão Magna, o 75º aniversário de fundação da Loja Simbólica Cayrú.

Por ato do Soberano Grão-Mestre Geral do Grande Oriente do Brasil, Dr. Osmane Vieira de Resende, e por suas próprias mãos, foi outorgada à Venerável Grande Mestre da Ordem Rosacruz (AMORC) do Brasil, Sóror Maria A. Moura, a mais alta honraria maçônica a Comenda D. Pedro I. Também por ato dessa suprema autoridade maçônica, foi conferida ao Grande Administrador Regional e Orador Oficial da AMORC do Brasil, Frater Carlos Alberto S. Soares, a Medalha de Amizade Maçônica.

Para a Ordem Rosacruz (AMORC) o Grande Oriente do Brasil ofertou um belíssimo medalhão da fachada do Palácio Maçônico.

Outras homenagens foram prestadas, pela Loja Simbólica Cayrú, à Sóror Maria A. Moura, Grande Mestre, ao Frater Carlos Alberto S. Soares, Grande Administrador Regional e Orador Oficial, Frater Boaventura Filho, Grande Conselheiro dos Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo, e à Sóror Izete de Almeida Rocha, Mestre do Capítulo Meier, AMORC, com a Cruz de Distinção Cayrú e a Medalha Cayrú de Prata.

Por sua vez, a Venerável Grande Mestre da Ordem Rosacruz (AMORC) do Brasil tributou amizade ao Grande Oriente do Brasil com uma placa de prata e ouro, e à Loja Simbólica Cayrú com um troféu comemorativo do seu 75º aniversário.

Em mensagem, muito aplaudida por centenas de pessoas presentes, nossa Venerável Grande Mestre assim se referiu ao acontecimento:

... “Neste momento difícil para a humanidade, nada mais oportuno do que este aperto-de-mãos entre os Rosacruzes da AMORC e os Maçons, do Brasil.” ...

FONTE:
Maçons e rosacruzes estreitam laços de amizade fraterna, em cerimônia solene. O Rosacruz, vol XIX, n° 1, outubro 1976, p. 11.




Comenda da Ordem do Mérito D. Pedro I, outorgada pelo Grande Oriente do Brasil à Grande Mestre da AMORC-GLP, Sóror Maria A. Moura e entregue em solenidade no dia 19 de setembro de 1976, no Palácio do Lavradio, Rio de Janeiro, RJ. 

Cruz de Distinção concedida à AMORC-GLP pela Loja Simbólica Cayrú (GOB), em solenidade na data de 19 de setembro de 1976, no Palácio do Lavradio, Rio de Janeiro, RJ. 




"Ao centro, o Dr. Osmane Vieira de Rezende, Soberano Grão-Mestre Geral do Grande Oriente do Brasil, ladeado pelo Venerável Mestre da Loja Simbólica Cayrú e pela Grande Mestre da AMORC do Brasil."


"Abertura solene da confraternização".

"Nosso Grande Administrador Regional Carlos Alberto S. Soares, recebe a medalha da Amizade Maçônica."

7 comentários:

  1. Muito hamonioso esse laço fraterno em rosacruzes e maçons que comungo o mesmo ideal∴ Liberdade, Igualdade e Fraternidade. P∴P∴

    ResponderExcluir
  2. E nosso atual "Grande Mestre" envia uma carta aos amorquianos do Brasil alertando, proibindo contato com os maçons. Coitado, numa contramão evolutiva.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. NAO ENTENDÍ - o próprio Grande Mestre é MAÇOM ...

      Excluir
  3. Sobe os auspicios Rosacruz e da Maçonaria, Liberdade, Igualdade, Fraternidade e Paz Profunda

    ResponderExcluir
  4. Muito oportuno, em ambas colunas. Tudo que for ligado na terra, terá sido ligado no Cosmos.

    ResponderExcluir
  5. Como estudante das duas Ordens, fico feliz em ver esse belo registro!

    ResponderExcluir